Como editar vídeos no Windows 11 sem programas extras

3 min de leitura
Imagem de: Como editar vídeos no Windows 11 sem programas extras
Imagem: Tecmundo

O Windows Fotos é uma ferramenta padrão disponível desde os Windows 8, mas a versão revisada do Windows 10 introduziu editor de vídeos embarcado. O Tecmundo preparou um tutorial sobre como utilizar o programa, que oferece ferramentas básicas como recortar, acelerar, inserir áudio e várias outras funções para deixar seus vídeos mais elaborados sem a necessidade de um programa super complexo.

O primeiro item para se atentar é que abrindo o vídeo direto no Windows Photos até é possível realizar algumas edições básicas, como recortar e desenhar, mas edição avançada precisa ser criada em uma ferramenta específica do programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abrindo o editor nativo do Windows 10/11

Existem duas formas de abrir o editor: fazendo a busca  por "Editor de Vídeos/Video Editor" no Menu Iniciar ou abrindo o programa Windows Photos. O editor fica em uma das abas do menu superior, ao lado da barra de pesquisa.

Abrindo o Editor de Vídeos embarcado no Windows PhotosAbrindo o Editor de Vídeos embarcado no Windows PhotosFonte:  Tecmundo 

Apesar de gratuito e nativo do Windows, o programa conta com uma boa seleção de funções e efeitos. O guia abaixo dá um panorama de como utilizá-las.

Criando um projeto

Após abrir o Editor de Vídeos, é necessário criar e nomear o projeto, para só então começar a adicionar as mídias que irão compor o vídeo. A inserção pode ser feita da galeria do Windows sincronizada com o OneDrive, selecionando arquivos de pastas específicas do disco ou diretamente da web via pesquisas no Bing.

Adicionando imagens e clipes ao projetoAdicionando imagens e clipes ao projetoFonte:  Tecmundo 

Uma vez que os arquivos forem adicionados ao projeto, basta arrastá-los para a barra inferior do Storyboard e começar a edição. Arquivos de vídeo, naturalmente mantém sua duração original, mas o usuário precisa definir o tempo de duração em imagens estáticas.

Cada item do storyboard funciona com uma cena independente que pode ser editada e arrastada livremente para definir sua ordem no projeto. Dependendo do tipo do vídeo, pode ser interessante criar uma tela de título com informações relevantes.

Adicionando e editando tela de título do projetoAdicionando e editando tela de título do projetoFonte:  Tecmundo 

Para criar uma tela inicia, basta clicar em Adicionar tela de título/Add title card. Por ser uma imagem estática, o título terá 3 segundos de duração por padrão, mas tempo, cor de fundo e texto podem ser modificados através da barra de edição ou clicando com o botão direito na cena.

Recortando ou dividindo vídeos  em cenas

No caso de vídeos, a duração é a do material fonte, mas é possível (e recomendado) dividi-los em várias cenas e definir o começo e fim de cada uma delas. Infelizmente, a divisão em cenas é feita apenas de dois em dois.  Para realizar os cortes, siga os passos abaixo:

  1. Selecione o vídeo do projeto
  2. Clique Dividir/Split na barra do storyboard ou no menu do botão direito
  3. Arraste a barra de progresso até o momento desejado
  4. clique em Finalizar/Done.

O restante do vídeo será mantido como outra cena — para criar várias partes, basta repetir o processo. Uma vez separados, os pedaços podem ser arrastados na linha do tempo para mudar sua ordem no vídeo final. A função de Recortar/Trim permite modificar o início e fim de cada cena do vídeo, facilitando remoção de marcações de gravação e eventuais erros.

Dividindo vídeo em cenasDividindo vídeo em cenasFonte:  Tecmundo 

Adicionando texto e outros efeitos

Separar em cenas é essencial, pois cada efeito só pode ser utilizado uma vez por trecho. Dessa forma, caso o vídeo tenha diversos textos diferentes, cada um deles ficará atrelado a uma cena específica.

Apenas uma caixa de texto é permitida por clipe e posição é pré-definidaApenas uma caixa de texto é permitida por clipe e posição é pré-definidaFonte:  Tecmundo 

  1. Selecione a cena
  2. Clique no efeito desejado
  3. Posicione efeito (quando possível)
  4. Clique em Finalizar
  5. Caso necessário, divida trechos em mais de uma cena

Cada cena pode ter apenas um de cada efeito disponível, inclusive textosCada cena pode ter apenas um de cada efeito disponível, inclusive textosFonte:  Tecmundo 

Adicionando música

Além do som do vídeo, é possível inserir músicas ou áudios específicos na produção, desde que o arquivo esteja em uma extensão compatível. A biblioteca de músicas disponível, entretanto, conta com opções bem interessantes.

Inserindo música de fundo ou áudio personalizadoInserindo música de fundo ou áudio personalizadoFonte:  Tecmundo 

Demais funções

O editor ainda permite adicionar filtros de imagem, movimento de cena, rotacionar, mudar dimensão e alterar velocidade de cada cena. Todas essas funções ficam na barra de ferramentas do storyboard, inclusive a opção de deletar uma ou mais cenas clicando na Lixeira. A função de limpar o projeto apaga todos os itens do storyboard e, por questão de segurança, fica escondia no menu com "...".

Vídeo pode ser exportado em 1080p, 720p ou 540pVídeo pode ser exportado em 1080p, 720p ou 540pFonte:  Tecmundo 

Assim que o vídeo estiver pronto, clique em Finalizar video, escolha a qualidade e clique em exportar. São três presets de qualidade, alto (1080p), médio (720p) e baixo (540p), sem opções avançadas como bitrate e codec. O vídeo será salvo como um arquivo .mp4 na pasta de sua preferência.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.