Google Chrome ganha novo histórico avançado de navegação com Jornadas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome ganha novo histórico avançado de navegação com Jornadas
Imagem: Unsplash

O Google apresentou algumas novidades para o Chrome nesta terça-feira (8), que chegam para diferentes versões do navegador. Uma delas é o recurso “Journeys” (Jornadas), revelado no ano passado em modo beta e que agora será liberado para todos os usuários.

Disponível primeiro nos computadores, as “jornadas” do Google Chrome dão uma nova vida ao histórico de navegação. Elas permitem revisitar as sessões anteriores de forma fácil e rápida, ao agrupar os sites acessados por tópicos, em vez de exibir todos os endereços em uma lista enorme.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a função ativada, basta digitar, na barra de pesquisa, uma palavra relacionada ao assunto que deseja relembrar e clicar em “Retomar sua pesquisa”. Uma lista de páginas relevantes visitadas será exibida na tela, para que a sessão seja reiniciada de onde você parou (os endereços nos quais o internauta passou mais tempo aparecem primeiro).

As jornadas prometem revolucionar o histórico de pesquisa do Chrome.As jornadas prometem revolucionar o histórico de pesquisa do Chrome.Fonte:  The Verge/Reprodução 

O recurso, que estreia no Chrome para desktop em todos os sistemas operacionais, nos idiomas português, inglês, espanhol, francês, alemão, holandês, turco e italiano, possibilita excluir sites específicos ou apagar parte do histórico. Ele também pode ser desativado e não salva as informações na conta Google, conforme a gigante das buscas.

Novas Actions e widgets

Usuários do navegador do Google em todas as plataformas agora têm acesso às novas Chrome Actions, que permitem executar tarefas específicas digitando os comandos na barra de endereços. É possível ver o histórico de navegação, compartilhar guias, gerenciar configurações e muito mais.

Basta digitar o comando para a ação desejada no mesmo campo onde inserimos o endereço do site que desejamos acessar. Uma lista com os novos comandos, incluindo a criação de documentos, eventos na agenda e a busca pelo telefone está disponível na página do browser.

Novos widgets do Chrome para Android.Novos widgets do Chrome para Android.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Já no Chrome para Android, estão chegando os novos widgets do navegador, apresentados pela primeira vez na versão 95 beta do programa. Há opções para facilitar o acesso às pesquisas por texto e voz, ao Google Lens, às abas anônimas e ao jogo Dino offline, para personalizar a tela inicial do celular. As novidades serão lançadas de forma gradual a todos os usuários, na mais recente atualização do Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.