WhatsApp: Google pode acabar com backup ilimitado no Drive

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: Google pode acabar com backup ilimitado no Drive
Imagem: Pixabay

A Google pode começar a limitar o armazenamento do backup do WhatsApp, acabando com o oferecimento ilimitado de espaço para que você guarde as suas conversas do mensageiro no serviço de armazenamento na nuvem Google Drive.

Segundo o site WABetaInfo, a Google está desenvolvendo uma alteração que vai mudar um antigo acordo entre a empresa e o WhatsApp: nos últimos anos, o espaço ocupado pelos backups do mensageiro não contava para o plano mantido pelo usuário no Google Drive.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ou seja, se você usa a versão grátis do Google Drive e tem 15 GB de armazenamento, o espaço livre não será alterado após o backup das mensagens do WhatsApp. No entanto, isso pode mudar em breve.

O que eu perco com isso?

Os primeiros indícios da novidade apareceram há alguns meses, quando uma nova função no gerenciamento de arquivos apareceu: a possibilidade de excluir algumas mensagens ou mídias não tão importantes na hora de criar um arquivo de restauração.

Em outras palavras, como o backup agora não será ilimitado, você terá mais poderes de gerenciamento para economizar espaço e, dependendo de quanto espaço tiver livre, terá que fazer algumas escolhas sobre o que vai ou não entrar no pacote.

As linhas de código que sugerem a mudança no mensageiro.As linhas de código que sugerem a mudança no mensageiro.Fonte:  WABetaInfo 

Agora, o mesmo site encontrou novas provas nas linhas de código do mensageiro confirmando a mudança. O vazamento também mostra uma notificação que avisa o usuário sobre os novos termos e um indicativo para quando a cota reservada para o WhatsApp no seu Google Drive estiver quase cheio.

Vale lembrar que a própria Google fez uma mudança parecida há algum tempo: o Google Fotos deixou de ser totalmente gratuito e ilimitado no primeiro semestre de 2021. Com isso, os backups também passaram a integrar o espaço de uma conta no Drive.

Por enquanto, não há indicativos sobre a quantidade de espaço do Google Drive que será oferecida de graça no mensageiro e nem qual será o valor cobrado para aumentar esse plano. Até o momento, as duas empresas não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.