Como encontrar os backups do WhatsApp em seu Google Drive

2 min de leitura
Imagem de: Como encontrar os backups do WhatsApp em seu Google Drive
Imagem: Notícias ao Minuto

Recentemente, em uma de suas atualizações, o WhatsApp ganhou uma funcionalidade interessante para quem preza pela segurança de seus dados pessoais. O mensageiro passou a ter a capacidade de fazer backups de suas conversas e enviá-los diretamente para a sua conta do Google Drive, mantendo essas cópias protegidas na nuvem. Dessa forma, é possível recuperar seus bate-papos mesmo se seu celular for furtado, por exemplo.

Esses backups são realizados periodicamente, sendo possível agendar tarefas diárias, semanais ou mensais. Como a quantidade de dados é grande (um backup de uns dez chats pode pesar até 50 MB), o procedimento é preferencialmente realizado enquanto o dispositivo móvel estiver conectado a uma rede WiFi. O problema é que tem muita gente tentando – mas não conseguindo – encontrar essas cópias de segurança em sua conta do Google Drive.

Isso acontece por um motivo simples: os backups não ficam guardados no formato de arquivos ou pastas convencionais no serviço de cloud storage. Eles permanecem ocultos, e isso é feito justamente para impedir que o usuário acabe os apagando sem querer. Porém, é possível que você esteja incomodado com o volume de dados acumulado depois de muito tempo (como já dissemos, tais cópias ocupam muito espaço em disco) e queira se livrar arbitrariamente de alguns backups antigos. Vamos ensinar como fazer isso.

Passo a passo

Primeiramente, acesse a versão web do Google Drive (http://www.drive.google.com) e faça login usando as mesmas credenciais que você informou ao ativar o backup na nuvem do WhatsApp. Em seguida, clique no botão “Configurações” (localizado no canto superior direito da tela, com um ícone no formato de uma engrenagem) e selecione a opção homônima no menu que se abre.

Em seguida, na janela popup, clique em “Gerenciar aplicativos”. Desça pela lista de apps conectados ao serviço até encontrar o WhatsApp Messenger, que estará lá no final (já que a relação é organizada de forma alfabética). Perceba que, embaixo da descrição do software, o Google Drive indicará a quantidade de dados ocultados armazenados na sua conta – no nosso caso, os backups somavam 53 MB.

Caso queira apagar esses dados e liberar espaço de armazenamento de seu servidor na nuvem, clique na pequena setinha ao lado do botão “Opções” relativo ao WhatsApp Messenger. No menu que se abre, clique em “Excluir dados ocultos de aplicativos”, e os backups serão eliminados instantaneamente. Atenção: pense bem antes de realizar este procedimento, já que ele não pode ser desfeito. Uma vez deletados, os backups não podem mais ser recuperados.

Vale observar que, através do próprio WhatsApp, o usuário consegue escolher se vídeos recebidos pelo mensageiro também devem ser incluídos nos backups ou não. Caso esteja incomodado com o peso das cópias de segurança que o app está enviando para seu Google Drive, mantenha esse recurso desativado – dessa forma, as únicas informações enviadas para a nuvem serão documentos de texto e imagens trocadas entre seus contatos.

Você usa o recurso de backups do WhatsApp? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.