Google App: bug forçava abertura de sites no navegador padrão

1 min de leitura
Imagem de: Google App: bug forçava abertura de sites no navegador padrão
Imagem: Google

O aplicativo oficial do Google começou o ano com um problema um tanto inusitado. Conforme aponta o site 9to5 Google, a última versão de testes do software apresentou uma nova falha aos usuários, resultando no redirecionamento forçado das páginas abertas para o navegador padrão do dispositivo Android utilizado.

Ao que parece, o problema tratava-se de uma falha no recurso chamado "Abas Personalizadas do Chrome" (CCT), em tradução livre para o português, responsável por assegurar a navegação em páginas da web sem deixar o aplicativo em que são implementadas. A ferramenta ainda conta com uma barra de utilidades e oferece uma experiência bastante responsiva para os internautas, facilitando o fluxo de uso no cotidiano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema, presente nas versões beta 13.0 e 13.1, poderia ser facilmente contornado através de uma opção para desabilitar a ferramenta nas configurações do aplicativo — contudo, esta também tornou-se inoperante com as últimas atualizações. Nesse contexto, os usuários ficaram sem muitas alternativas restantes, além de utilizar o buscador em outro navegador de preferência ou encarar o ritmo "quebrado" de pesquisa.

Problema no aplicativo Google também se estendia ao Search e Discovery. (Fonte: Pexels)Problema no aplicativo Google também se estendia ao Search e Discovery. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

A fonte sugere que a causa do problema está relacionada aos testes de um novo navegador para o Google Search, que contaria com uma solução alternativa às Abas Personalizadas do Chrome. Após meses de avaliação, o projeto foi desativado devido a falhas persistentes em sua abordagem.

Felizmente, o problema foi resolvido remotamente pela Google nesta quarta-feira (12), através de uma atualização em seus servidores implementada logo após a divulgação do caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.