Software

Google App: bug forçava abertura de sites no navegador padrão

Problema afetava dispositivos Android e complicava a experiência de busca dos usuários; entenda

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

12/01/2022, às 19:00

Google App: bug forçava abertura de sites no navegador padrão

Fonte:  Pexels 

Imagem de Google App: bug forçava abertura de sites no navegador padrão no tecmundo

O aplicativo oficial do Google começou o ano com um problema um tanto inusitado. Conforme aponta o site 9to5 Google, a última versão de testes do software apresentou uma nova falha aos usuários, resultando no redirecionamento forçado das páginas abertas para o navegador padrão do dispositivo Android utilizado.

Ao que parece, o problema tratava-se de uma falha no recurso chamado "Abas Personalizadas do Chrome" (CCT), em tradução livre para o português, responsável por assegurar a navegação em páginas da web sem deixar o aplicativo em que são implementadas. A ferramenta ainda conta com uma barra de utilidades e oferece uma experiência bastante responsiva para os internautas, facilitando o fluxo de uso no cotidiano.

O problema, presente nas versões beta 13.0 e 13.1, poderia ser facilmente contornado através de uma opção para desabilitar a ferramenta nas configurações do aplicativo — contudo, esta também tornou-se inoperante com as últimas atualizações. Nesse contexto, os usuários ficaram sem muitas alternativas restantes, além de utilizar o buscador em outro navegador de preferência ou encarar o ritmo "quebrado" de pesquisa.

Problema no aplicativo Google também se estendia ao Search e Discovery. (Fonte: Pexels)Problema no aplicativo Google também se estendia ao Search e Discovery. (Fonte: Pexels)

A fonte sugere que a causa do problema está relacionada aos testes de um novo navegador para o Google Search, que contaria com uma solução alternativa às Abas Personalizadas do Chrome. Após meses de avaliação, o projeto foi desativado devido a falhas persistentes em sua abordagem.

Felizmente, o problema foi resolvido remotamente pela Google nesta quarta-feira (12), através de uma atualização em seus servidores implementada logo após a divulgação do caso.


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Por Adriano Camacho

Especialista em Redator

Escreve para o TecMundo desde 2020.