Google Search é protagonista nos resultados da Alphabet em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Google Search é protagonista nos resultados da Alphabet em 2020
Imagem: Wikipedia

A Alphabet, empresa-mãe da Google, divulgou na terça-feira (2) seus resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2020, que surpreenderam os analistas. Superando as expectativas de Wall Street, a empresa relatou ganhos de US$ 22,30 (R$ 120) por ação, sobre uma receita total de US$ 56,9 bilhões (R$ 305,5 bilhões), o que representa um crescimento de 45,3% e 23,5%, respectivamente, em relação a 2019.

A diretora-financeira da empresa, Ruth Porat, esclareceu que o aumento no desempenho do quarto trimestre foi alavancado principalmente pelo Google Search e pelo YouTube, “à medida que as atividades de consumo e negócios se recuperaram no início do ano”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ela explicou que, dos US$ 56,9 bilhões, US$ 52,9 bilhões vieram dos diversos serviços da Google, US$ 3,8 bilhões dos serviços de nuvem da Google Cloud, ficando o restante (US$ 196 milhões) na divisão chamada de Outras Apostas.

O futuro é a nuvem

Fonte: Google/ReproduçãoFonte: Google/ReproduçãoFonte:  Google 

Porat fez questão de destacar as receitas da Google Cloud, no  valor de US$ 13,1 bilhões (R$ 70,3 bilhões) em 2020. Embora este seja um valor inferior ao da concorrência, principalmente da Azure da Microsoft e da Amazon Web Services, o crescimento rápido das receitas da divisão indicam que a Google pode se tornar um player importante nesse nicho de mercado.

É a primeira vez que a Alphabet divulga os  resultados da computação em nuvem, uma demanda antiga de analistas e investidores. Outra surpresa foi o detalhamento dos resultados dos anúncios do YouTube que, no quarto trimestre de 2020, totalizaram US$ 6,9 bilhões (R$ 37 bilhões).

Através de teleconferência, o CEO da Alphabet e da Google, Sundar Pichai, afirmou que a empresa aposta em duas tendências importantes: vídeos ao vivo e mídias curtas. Quanto aos lançamentos para 2021, ele citou: um Google Pay reestruturado, parceria Android Auto e Ford, novos recursos do Maps e, enfim, a compra da Fitbit, empresa americana de vestíveis e monitores de desempenho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.