Microsoft lança Windows 11 com atualização gratuita

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft lança Windows 11 com atualização gratuita
Imagem: sdx15/Shutterstock

Nesta segunda-feira (4), um dia “antes” do lançamento oficial, a Microsoft lançou o novo Windows 11. Por conta do fuso horário ao redor do mundo e, como já é 5 de outubro em alguns países, usuários do Windows 10 já podem atualizar suas máquinas gratuitamente para a nova versão do sistema operacional (SO).

Além disso, os primeiros computadores compatíveis com o Windows 11 também já podem ser comprados a partir de hoje. No Brasil, a atualização deve ser lançada na manhã de terça-feira (5). Com o lançamento, o Chief Product Officer (CPO) do Windows e Devices da Microsoft, Panos Panay, citou que "uma nova era para o PC começa hoje".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Usuários do Windows 10 que pretendem fazer a atualização podem conferir pelo aplicativo PC Health Check se o dispositivo está qualificado. Da mesma forma, é possível apenas acessar as configurações do Windows Update e confirmar se a atualização já está disponível.

Windows 11Atualmente, cerca de 1,3 bilhão de dispositivos utilizam o Windows 10, segundo a Microsoft.

Vale notar que a atualização do Windows 11 será dividida em fases. Assim, a atualização deve chegar primeiro aos “novos dispositivos qualificados”. Posteriormente, ela será disponibilizada para outros computadores a partir da elegibilidade. Segundo a empresa, “todos os dispositivos qualificados” devem ser atualizados até meados de 2022.

Uma cara totalmente nova

O Windows 11 apresenta um visual renovado aos computadores. Segundo a empresa, ele “aproxima você do que você ama e foi projetado com você no centro”, dando destaque aos usuários. A empresa ainda cita que as mudanças do novo menu Iniciar, na barra de tarefas, nas fontes, nos  ícones e nos sons do sistema devem apresentar "uma experiência mais moderna, fresca e bonita".

O Windows 11 também tem Widgets em uma nova central, que permite a visualização rápida de aplicativos, e-mails, calendários, lembretes e mais. Outra mudança diz respeito ao Microsoft Teams, que agora é ainda mais integrado ao SO.

Windows 11Nova central de widgets do Windows 11.

A loja de aplicativos do Windows passou por uma grande reformulação. Além do novo visual, a empresa cita ter melhorado a curadoria de apps na Microsoft Store, as páginas de divulgação, as páginas de jogos e o desempenho da loja no geral. A nova loja também chegará ao Windows 10, garantiu a companhia.

Com isso, o Windows 11 também será capaz de reproduzir aplicativos do Android graças a parcerias com Intel e Amazon Appstore. A empresa também espera que mais empresas que distribuem aplicativos se integrem à loja do Windows. Segundo a Microsoft, “em breve” usuários do programa Insiders terão acesso à novidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.