Vivaldi lança navegador exclusivo para carros com Android

1 min de leitura
Imagem de: Vivaldi lança navegador exclusivo para carros com Android
Imagem: Vivaldi/Divulgação
Avatar do autor

A Vivaldi Technologies apresentou nesta quarta-feira (22) o primeiro navegador desenvolvido exclusivamente para o Android Automotive, versão do sistema operacional da Google focada em automóveis. A novidade oferece uma experiência exclusiva e personalizável para os motoristas e passageiros.

De acordo com a desenvolvedora, o Vivaldi para Android Automotive traz, basicamente, as mesmas funções encontradas em um browser para dispositivos móveis. Navegação por guias, acesso a sites, compras online e serviços de streaming são alguns dos recursos disponíveis, bem como ferramentas de tradução e janela privativa.

O navegador conta ainda com bloqueador de anúncios integrado, extensão que permite fazer anotações e sincronização com a conta Vivaldi, possibilitando transferir dados protegidos com criptografia entre dispositivos, evitando o acesso por terceiros. A empresa informa ainda que o software não armazena informações quando usado no modo anônimo.

O navegador Vivaldi para Android Automotive foi desenvolvido em parceria com a Polestar.O navegador Vivaldi para Android Automotive foi desenvolvido em parceria com a Polestar.Fonte:  Vivaldi/Divulgação 

Tendo a segurança como uma das suas principais prioridades, o navegador para Android Automotive só funciona com o carro estacionado, conforme explica a Vivaldi. Caso o veículo comece a se movimentar e o browser esteja rodando um vídeo no YouTube, por exemplo, o streaming continuará apenas com o áudio ativado enquanto o automóvel se locomove.

Disponível para Polestar 2

Inicialmente, o navegador Vivaldi para Android Automotive está disponível somente no Polestar 2, carro elétrico que estreou a versão do sistema da companhia de Mountain View para o mercado automotivo. A marca pertencente à Volvo participou do desenvolvimento do browser, que tem algumas características específicas para a tela de 11 polegadas instalada no painel do modelo.

A solução está disponível para download na Google Play Store dentro do Android Automotive, podendo ser acessada por usuários na Europa, América do Norte e Ásia. O programa receberá, regularmente, os mesmos patches de segurança e atualizações lançadas nas versões para Windows, macOS, Linux e Android.