Windows 10: versão 2004 está oficialmente 'aposentada'

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: versão 2004 está oficialmente 'aposentada'
Imagem: Microsoft

Em clima de "final de festa", o Windows 10 teve outra versão oficialmente "aposentada" nesta terça-feira (14). A compilação de número "2004" teve seu suporte oficial encerrado pela Microsoft, que cada vez mais incentiva seus usuários a adotarem seus novos lançamentos e plataformas.

Na prática, conforme sugere o site XDA Developers, não há empecilhos para a Microsoft continuar o suporte para a Versão 2004 do Windows 10, além da promoção de seu mais recente sistema operacional, o Windows 11 — que encara uma baixa taxa de adoção. Isso se dá pelo formato de distribuição das atualizações "21H1" e "21H2", que funciona como um "gatilho de ativação" ao invés de um grande pacote de novidades, permitindo que as três versões recebam suas respectivas mudanças linearmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Versão 2004 do Windows 10 teve seu suporte encerrado. (Fonte: Ten Forums / Reprodução)Versão 2004 do Windows 10 teve seu suporte encerrado. (Fonte: Ten Forums / Reprodução)Fonte:  Ten Forums 

Data de expiração à vista

Todavia, considerando o novo cronograma de atualizações anuais das plataformas e a vindoura data expiração do Windows 10, em outubro de 2025, a decisão da Microsoft torna-se um pouco mais compreensível para os usuários. Em suma, a empresa apenas forçará a atualização caso a versão utilizada pelo computador em questão esteja fora de seu suporte oficial e represente uma vulnerabilidade para a segurança dos dados armazenados.

Assim, vale ressaltar que os usuários que ainda estiverem operando no Windows 10 Versão 2004 no próximo mês receberão automaticamente uma versão mais nova do sistema operacional, como a 21H2.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.