Microsoft começa a 'empurrar' Windows 11 aos usuários do Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft começa a 'empurrar' Windows 11 aos usuários do Windows 10
Imagem: Divulgação/Microsoft

A Microsoft começou a lançar a atualização KB5005463 no Windows 10, instalando automaticamente o software "Verificação de Integridade do PC" (PC Health Check Application), que é utilizado para conferir a elegibilidade do equipamento para adotar o Windows 11 e fornecer uma espécie de central para o monitoramento de recursos do computador. Curiosamente, a iniciativa não será "empurrada" em dispositivos que já estão com o novo sistema operacional (SO).

O aplicativo pode ser um incômodo aos clientes que já estão informados sobre a incompatibilidade de suas máquinas com o novo SO ou que simplesmente não querem trocar para o Windows 10 atualmente. Dito isso, o update é opcional e o programa de integridade será atualizado de forma autônoma — usuários não vão conseguir desabilitar esta função.

Interface do app, que também traz dicas para manter a performance e segurança do dispositivoInterface do app, que também traz dicas para manter a performance e segurança do dispositivoFonte:  Reprodução/Tadeu Mattoss 

Uma forma sutil de "empurrar" o Windows 11

Além de lembrar sobre requisitos mínimos, o software criado em junho de 2021 reúne várias ferramentas espalhadas pela interface do computador em uma janela, incluindo a possibilidade de visualizar o uso do armazenamento interno, acompanhar programas inicializados quando o computador liga, consumo de bateria e mais.

O portal Tech Radar analisa que a atualização da Microsoft é um método para promover o uso do SO recente e especula que a empresa tomará outras decisões com este propósito no futuro. Vale lembrar que o Windows 10 continuará recebendo suporte da companhia até outubro de 2025 e seu "substituto" foi lançado neste mês, então pode apresentar erros e problemas de desempenho.

Caso tenha o "Verificação de Integridade do PC" no equipamento, mas deseja eliminá-lo, acesse "Aplicativos e Recursos" no menu "Iniciar", encontre o "Verificação de Integridade do PC" na lista de programas e use o botão "Desinstalar".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.