Google lança Android 12 Go Edition com maior privacidade e leveza

1 min de leitura
Imagem de: Google lança Android 12 Go Edition com maior privacidade e leveza
Imagem: Google/Divulgação

Depois de apresentar o Android 12 “padrão” e o Android 12L, destinado a dispositivos com telas grandes, o Google acaba de anunciar o Android 12 Go Edition. A versão revelada nesta terça-feira (14) é focada nos celulares com uma ficha técnica mais simples, como os modelos de entrada, e estará disponível a partir de 2022.

Segundo o Google, a edição Go é caracterizada pela leveza, facilitando o uso em telefones básicos, e a presença de algumas funções encontradas na versão convencional do sistema. O maior controle de privacidade é uma delas, trazendo mais transparência sobre os dados acessados pelos aplicativos instalados no aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o novo painel de privacidade, o usuário verá, na barra de status, quais apps estão acessando a câmera e o microfone do smartphone no momento, além de outras informações confidenciais. Por meio da ferramenta, será possível revogar as permissões a qualquer momento.

Novo painel de privacidade.Novo painel de privacidade.Fonte:  Google/Divulgação 

O Android 12 Go também permitirá controlar melhor a quantidade de dados compartilhados com os apps. Com as permissões de localização aproximada, por exemplo, é possível evitar que os serviços façam um rastreamento preciso, mas ainda assim receber informações detalhadas, como as fornecidas pelos apps de clima.

Apps mais rápidos e outras novidades

De acordo com a gigante das buscas, a chegada da versão “lite” do Android 12 fará com que o tempo de carregamento dos apps fique até 30% mais rápido e com animações mais suaves, graças a melhorias na performance do sistema. Há também uma nova API SplashScreen, trazendo uma inicialização padrão para os programas.

A abertura de apps ficará mais veloz.A abertura de apps ficará mais veloz.Fonte:  Google/Divulgação 

O sistema inclui ainda o recurso de hibernar os apps não usados há muito tempo, reduzindo o consumo de energia e da CPU, e o app Files Go atualizado, capaz de recuperar arquivos apagados em até 30 dias. Essa última novidade possibilita apagar dados com segurança, liberando espaço de armazenamento.

Os apps hibernados ajudarão na economia de bateria.Os apps hibernados ajudarão na economia de bateria.Fonte:  Google/Divulgação 

A presença das funções “traduzir” e “ouvir” as notícias em apps abertos recentemente e a possibilidade de compartilhar dados com dispositivos próximos via Nearby Share e Google Play são outros destaques. O Android 12 Go também oferecerá a função de usuário convidado, ideal para os celulares utilizados por mais de uma pessoa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.