Windows 11 receberá melhorias no processamento de vídeos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 receberá melhorias no processamento de vídeos
Imagem: Shutterstock

Na semana passada, a Microsoft confirmou que as novas APIs do DirectX 12 vão oferecer melhorias para tarefas envolvendo decodificação, processamento e animação de vídeos. A novidade é nativa do Windows 11 e deve melhorar o desempenho de aplicativos e programas assim que for devidamente implementada na plataforma.

Embora o funcionamento da novidade seja complexo, a Microsoft brevemente explica que os estilos, princípios e quadros de referência captados pelo DirectX 12 serão rastreados e gerenciados pela nova API. Em outras palavras, isso significa que os programas e aplicativos no Windows 11 terão autonomia total em fatores como o tamanho do buffer de imagens decodificadas (DPB, na sigla em inglês) — que influencia em quesitos técnicos da renderização dos vídeos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As novas APIs do Windows 11 conseguirão utilizar a capacidade das placas gráficas com maior eficiência, tornando o processamento de vídeo ainda mais rápido do que o encontrado no Windows 10. Nesse contexto, alguns codecs populares como o N264 e HEVC, utilizados em programas de edição como o Adobe Premiere, também receberão aprimoramentos de desempenho.

Tarefas envolvendo o processamento de vídeo se tornarão mais rápidas com novas APIs do Windows 11. (Fonte: Shutterstock / Reprodução)Tarefas envolvendo o processamento de vídeo se tornarão mais rápidas com novas APIs do Windows 11. (Fonte: Shutterstock / Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Felizmente, a novidade será compatível com a maioria das placas de vídeos atuais, incluindo até mesmo as unidades integradas em processadores. Mais especificamente, as GPUs da Nvidia da série GTX 1000, Quadro RTX ou superior possuirão suporte para a atualização, enquanto apenas a série Radeon 5000 terá compatibilidade, no caso da AMD.

Tratando-se das placas de vídeo integradas, a novidade deve se limitar aos processadores da família Tiger Lake ou superior, no caso da Intel. Similarmente, para a AMD, a série Ryzen 2000 e chips superiores devem receber a atualização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.