iOS 15.2 implementará histórico de reparos nos iPhones

1 min de leitura
Imagem de: iOS 15.2 implementará histórico de reparos nos iPhones
Imagem: Pexels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta semana, a Apple liberou uma versão prévia do iOS 15.2 para desenvolvedores revelando um conjunto interessante de novidades. Entre elas, destaca-se um recurso que favorece o chamado "Direito de Reparo", movimento que busca promover mais independência no conserto e gerenciamento de dispositivos eletrônicos para usuários mais experientes.

A novidade em questão trata-se de um histórico de reparos nativo para os iPhones, que disponibilizará mais informações sobre os componentes internos de seus dispositivos. O recurso expande as funcionalidades existentes sobre o tema, já que anteriormente eram apenas capazes de avaliar a genuinidade de baterias ou telas instaladas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a mudança, os usuários poderão conferir essas informações em uma seção dedicada nas configurações do celular, revelando não só a genuinidade das peças modificadas, como também a data de sua instalação. Assim que o iOS 15.2 for instalado, será possível acessar a novidade através do caminho "Configurações > Geral > Sobre > Histórico de Peças e Serviços".

Nesse contexto, vale ressaltar que a atualização não importunará os usuários caso uma peça "de segunda linha" seja identificada, ao contrário do encontrado nas primeiras versões do iOS 15. Confira:

Novo histórico de reparos no iOS 15.2. (Fonte: The Verge / Reprodução)Novo histórico de reparos no iOS 15.2. (Fonte: The Verge / Reprodução)Fonte:  The Verge 

Vantagem para os consumidores

O novo recurso, junto do "kit caseiro de reparos", sugere que a Apple pode estar mudando seu pensamento sobre a reparabilidade de seus dispositivos. A empresa foi criticada após dificultar desnecessariamente o conserto das telas do iPhone 13, abrindo um perigoso precedente para o mercado independente de assistências autorizadas.

Por outro lado, a mudança no iOS 15.2 pode ter um impacto significativo no mercado secundário de dispositivos da Apple, já que dificulta o "disfarce" de unidades modificadas e com peças de baixa qualidade — algo, todavia, benéfico para o usuário final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.