Android ganha pasta trancada para guardar fotos com privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Android ganha pasta trancada para guardar fotos com privacidade
Imagem: Google Fotos
Avatar do autor

A Google iniciou a disponibilização de um novo recurso de privacidade no Android. Trata-se da "Locked Folder", ou "Pasta trancada" em português, um novo mecanismo que esconde algumas imagens armazenadas no seu dispositivo.

O recurso oculta imagens selecionadas de outros aplicativos que eventualmente utilizam a biblioteca do Google Fotos, além de não compartilhar o arquivo com outros aparelhos logados na mesma conta ou armazenar os dados em backup.

Em outras palavras, os arquivos na pasta segura são apagados da sua conta e ficam disponíveis apenas localmente.

O aviso de que a Pasta trancada está disponível no seu smartphone.O aviso de que a Pasta trancada está disponível no seu smartphone.Fonte:  TecMundo 

A ideia da Pasta segura é guardar documentos sigilosos, como capturas de tela de documentos pessoais e recibos, ou até fotos íntimas que você não quer manter mesmo na nuvem. A novidade foi apresentada inicialmente pela empresa em agosto de 2020, mas até agora só estava liberada para dispositivos da linha Google Pixel. Você pode conferir mais detalhes sobre o seu funcionamento na página de suporte da empresa.

A disponibilização, entretanto, tem sido gradual e depende tanto da fabricante quanto do modelo do seu aparelho. Isso significa que você precisa conferir na opção "Gerenciamento" do seu aplicativo do Google Fotos para saber se a novidade foi liberada. O app para iOS também vai receber a função futuramente.