Windows 11: driver impede chegada da atualização no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: driver impede chegada da atualização no Windows 10
Imagem: Microsoft

Nesta semana, a Microsoft anunciou uma nova restrição de compatibilidade para os computadores candidatos à atualização do Windows 11. A decisão busca evitar problemas com drivers específicos da família Intel Smart Sound Technology (Intel SST), capazes de provocar uma "Tela Azul da Morte" durante o processo de instalação e também, possivelmente, o corrompimento de dados armazenados pelo sistema operacional.

Segundo a Intel e a Microsoft, responsáveis por identificar o problema, a medida também assegura a qualidade na "experiência de atualização" entre sistemas operacionais nos computadores que possuem os drivers afetados. Os usuários interessados podem verificar a presença do software problemático no Gerenciador de Dispositivos, na seção "Dispositivos do Sistema".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso a seção possua o driver "Intel Smart Sound Technology (Intel SST) Audio Controller", com o nome de arquivo "IntcAudioBus.sys" e versão anterior a "10.30.0.5152" ou "10.29.0.5152", basta procurar o pacote de atualização diretamente no site da fabricante e realizar o processo de instalação para a versão "10.29.00.5714" ou "10.30.00.5714", conforme a disponibilidade, para resolver o problema de incompatibilidade com o Windows 11.

Incompatibilidade de drivers no Windows 10 poderia causar uma Tela Azul na atualização para o Windows 11. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Incompatibilidade de drivers no Windows 10 poderia causar uma Tela Azul na atualização para o Windows 11. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Fonte:  Microsoft 

Após o processo, vale ressaltar que o sistema operacional pode levar até 48 horas para reconhecer as mudanças e disponibilizar a opção para atualizar o Windows. Nesse contexto, a Microsoft ainda recomenda que os usuários não tentem realizar a atualização manualmente, já que o método pode resultar em outras falhas e prejudicar a integridade da plataforma mesmo quando a instalação for bem sucedida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.