Android 12: Google envia atualização 'por engano' para linha PIxel

1 min de leitura
Imagem de: Android 12: Google envia atualização 'por engano' para linha PIxel
Imagem: Unsplash

O Google enviou, por engano, uma nova atualização completa do Android 12 para alguns celulares da linha Pixel nessa quarta-feira (10), levando os proprietários a baixar uma compilação de 1,8 GB. O pacote era praticamente idêntico ao já instalado nos dispositivos anteriormente.

De acordo com o site ArsTechnica, a atualização aparentemente seria destinada aos assinantes da Verizon, uma das principais operadoras dos Estados Unidos. O update contém um código adicional que facilita o funcionamento do smartphone na rede da prestadora, sendo essa a sua única diferença.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em circunstâncias normais, bastaria o envio de uma pequena quantidade de códigos referentes à rede da Verizon, resultando em uma compilação de tamanho muito menor à que foi disponibilizada via OTA (over-the-air). O próprio sistema móvel do Google possui uma ferramenta destinada ao envio de códigos alterados, intitulada atualização delta.

O Pixel 4a foi um dos modelos que recebeu o alerta de atualização.O Pixel 4a foi um dos modelos que recebeu o alerta de atualização.Fonte:  Unsplash 

Segundo o Android Central, os modelos Pixel 3, 4 e 5 foram afetados, com relatos do problema em vários países. Curiosamente, o Pixel 6 ficou de fora do alerta de atualização lançado pela companhia.

"Ignore a atualização"

Quando o sistema de atualização automática começou a notificar os usuários sobre a chegada de uma nova compilação, com a mesma descrição do pacote original, muitos deles procuraram o Google em seu canal no Reddit. Algum tempo depois, a empresa respondeu às reclamações.

"Lamentamos o alerta que você recebeu. Não se preocupe, resolvemos o problema e você pode desconsiderar a atualização", escreveu a empresa em resposta a um usuário da plataforma. Ou seja, os proprietários que receberam o alerta devem ignorá-lo.

Em contato com o 9to5Google, a companhia informou que a instalação não causa nenhum impacto nos telefones atualizados anteriormente para o Android 12. Ela disse ainda que lançará uma nova compilação em breve, retornando o dispositivo para a configuração de rede correta da sua operadora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.