Nvidia apresenta sistema Hyperion 8 de direção autônoma

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia apresenta sistema Hyperion 8 de direção autônoma
Imagem: NVIDIA/Divulgação

Expandindo seu alcance no setor automotivo, a Nvidia revelou nessa terça-feira (9) o Hyperion 8, um sistema que inclui sensores, câmeras e softwares necessários para a implantação da tecnologia de direção autônoma. A plataforma deve estar disponível para uso pelas montadoras a partir de 2024, segundo o fundador e CEO da empresa Jensen Huang.

A solução, que teve alguns detalhes divulgados no primeiro semestre, é capaz de fornecer direção autônoma de nível quatro, segundo a gigante dos semicondutores, além de possuir recursos inteligentes de assistência ao motorista. Ela foi desenvolvida em parceria com fornecedores como Sony, Continental, Valeo, Luminar e Hella.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gerenciado por dois processadores Nvidia Drive Orin, que executam todas as funções inteligentes de um carro autônomo, o Drive Hyperion 8 inclui GPUs de arquitetura Nvidia Ampere e o software Drive AV, responsável pelas redes neurais do conjunto. O ecossistema é aberto e flexível, segundo a companhia, permitindo customizações pelas montadoras.

O processador Drive Orin é a peça principal do sistema, gerenciando a plataforma.O processador Drive Orin é a peça principal do sistema, gerenciando a plataforma.Fonte:  NVIDIA/Divulgação 

Também fazem parte do sistema um total de 12 câmeras, 12 sensores ultrassônicos, nove radares e um sensor LiDAR frontal. Junto com os softwares de inteligência artificial, esses equipamentos fornecem os recursos necessários para uma direção automatizada, sem a intervenção do motorista.

Veja o sistema em ação

Durante sua participação na conferência GTC 2021, Huang mostrou um veículo autônomo equipado com o Hyperion 8. Controlado pela tecnologia, o carro fez um pequeno trajeto entre as cidades de Santa Clara e San José, na Califórnia (Estados Unidos).

A Nvidia revelou ainda outras ferramentas que podem ser integradas à solução de direção autônoma como o Drive Concierge, uma espécie de “Siri automotiva” que recebe comandos de voz para realizar diferentes tarefas, como estacionar o carro.

Já o Drive Chauffeur é uma função que atua no modo autônomo e também auxilia o condutor quando ele assume o volante, monitorando o ambiente ao redor em tempo real.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.