Califórnia exige carros autônomos de emissão zero a partir de 2030

1 min de leitura
Imagem de: Califórnia exige carros autônomos de emissão zero a partir de 2030
Imagem: EFS/Reprodução

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou nesta terça-feira (23) uma legislação para garantir que os carros autônomos do futuro não aumentem a poluição do ar e agravem a crise climática. A proposta exige que todos os novos veículos autônomos a partir de 2030 tenham emissões zero para transitarem no estado.

Segundo a Agência Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o setor de transporte tem sido a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no país desde 2019. Os veículos leves são responsáveis por mais da metade da poluição.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em 2020, o governador assinou uma ordem executiva que proibiu a venda de novos veículos movidos a gasolina e a diesel veículos em 2035. A Califórnia também determinou que todos os novos caminhões vendidos no estado tenham emissões zero até 2045.

Emissões zero nos EUA

EUA querem que pelo menos metade dos carros sejam elétricos até 2030. (Fonte: Pixabay/Goran Horvat/Reprodução)EUA querem que pelo menos metade dos carros sejam elétricos até 2030. (Fonte: Pixabay/Goran Horvat/Reprodução)Fonte:  Pixabay/Goran Horvat/Reprodução 

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, sancionou no último dia 8 de setembro uma lei que estabelece uma meta para que todos os novos carros de passageiros e caminhões leves sejam modelos de emissão zero até 2035, juntando-se ao estado da Califórnia na tentativa de eliminar veículos movidos a gasolina.

Em abril, Nova York, Califórnia e outros 10 estados pediram ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que defina padrões para garantir que todos os novos carros de passageiros e caminhões leves.

Biden resistiu à proposta, mas assinou em agosto uma ordem executiva estabelecendo que metade de todos os veículos novos vendidos em 2030 sejam elétricos. A meta foi negociada com as maiores montadoras dos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.