MacOS Monterey está travando MacBooks antigos, dizem usuários

1 min de leitura
Imagem de: MacOS Monterey está travando MacBooks antigos, dizem usuários
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Na última semana, a Apple lançou a nova versão de seu sistema operacional proprietário, o macOS Monterey. Infelizmente, alguns usuários relataram que a atualização estaria causando problemas quando realizada em modelos mais antigos de Mac, Mac mini e MacBook. Os relatos de falhas acumularam-se nos fóruns de suporte especializado, registrando um evento que compartilha muitas semelhanças com a estreia do macOS Big Sur, no ano passado.

Ao que parece, o processo de atualização fez com que alguns modelos encarassem travas técnicas severas — um efeito também conhecido como "bricking", no termo em inglês —, tornando-os inutilizáveis e, nos piores casos, impedindo-os até mesmo de ligar. O problema, no entanto, não parece afetar os dispositivos com processador M1 ou superior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ilustrando um exemplo, a inconsistência no processo de atualização pode ser observada nos relatos dos usuários, como o caso do redditor "u/Cookiemnster41". Ele explica, em um comentário: "A mesma coisa aconteceu com meu iMac 2017. Disse que precisava reiniciar. Nunca aconteceu. Esperei algumas horas e tentei desligá-lo. [...] Nada parece estar funcionando, ele apenas morreu," lamenta, "demorou algumas tentativas para instalá-lo no meu Mac Air 2015. Parece estar funcionando, mas não sei o que fazer com o iMac," ele adiciona.

Sem uma solução explícita até o momento, a sugestão compartilhada pelos usuários é baseada nos manuais da Apple, que explica: "Em circunstâncias muito raras, como uma falha de energia durante uma atualização do macOS, um Mac pode parar de responder," contextualiza, "portanto, o firmware deve ser revivido ou restaurado," conclui.

Considerando os diversos relatos, pode ser uma boa ideia aguardar por novas versões da atualização Monterey antes de tentar obtê-la em um Mac mais antigo, conforme sugere o site Mac Rumors. No momento, a Apple testa a versão 12.1 do macOS, que deve chegar para o grande público nas próximas semanas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.