Apple lança iOS 15.1 e macOS Monterey; saiba como atualizar

2 min de leitura
Imagem de: Apple lança iOS 15.1 e macOS Monterey; saiba como atualizar
Imagem: Shahid Jamil/Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Apple lançou nesta segunda-feira (25) uma série de atualizações para os seus sistemas operacionais. Já estão disponíveis para download o iOS 15.1 e iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e o macOS Monterey.

No iOS 15.1, a atualização traz alguns benefícios para usuários da nova linha iPhone 13. Entre as novidades há o ProRes, modo de câmera que permite gravar vídeos em alta resolução. A atualização também traz um novo botão para desabilitar a troca automática para o modo macro no iPhone 13 Pro e 13 Pro Max.

Com o iOS 15.1, a Apple também habilita o SharePlay, que expande as características do FaceTime. Com ele, é possível compartilhar conteúdo com os amigos em uma chamada, sejam de apps nativos (FaceTime, Apple TV, Apple Music) ou outros compatíveis. A novidade também permite compartilhar a própria tela com os participantes de uma chamada.

iOS 15Apple disponibiliza download do iOS 15.1 para iPhones compatíveis.

Para atualizar o iPhone ou o iPad, basta que o usuário navegue até o menu “Ajustes”; na aba “Geral”, basta tocar em “Atualização de Software” e aguardar que o sistema realize a busca pela atualização. No Apple Watch, o usuário pode iniciar a atualização pelo próprio relógio ou pelo aplicativo Watch, no iPhone.

O iOS 15 é compatível com modelos a partir do iPhone SE (1ª geração) e também com o iPod touch (7ª geração). Já a lista de tablets compatíveis com iPadOS 15 começa com o iPad Air (2ª geração). O watchOS 8, por sua vez, requer no mínimo o Apple Watch Series 3 para ser instalado.

Novo macOS Monterey

A atualização para os Macs também traz novidades do FaceTime que fazem parte do SharePlay. Assim como no iPhone, é possível compartilhar a sua tela, assistir ou ouvir músicas junto de amigos e mais. A Apple também implementou o uso do Modo Retrato em videochamadas com o chip M1.

O navegador Safari também passou por uma grande reformulação no macOS Monterey, assim como no iOS 15. Além disso, a Apple também trouxe o recurso de Foco para os computadores. Com ele, o usuário pode personalizar os ajustes de notificação para determinados momentos do dia, como no meio do trabalho ou apenas para assistir algo sem ser interrompido.

MacOS MontereyO novo macOS Monterey promete ferramentas poderosas de produtividade.

Outra novidade que pode facilitar a vida de quem possui múltiplos produtos da Apple é o Controle Universal. Com ele, o usuário consegue utilizar o mesmo teclado e mouse, por exemplo, em um Mac e iPad de forma simultânea. Também é possível copiar e colar itens entre os dois aparelhos, e a Apple cita que basta colocar os aparelhos lado a lado para que a função seja habilitada.

O macOS Monterey é compatível com modelos a partir do Mac Pro (2013), Mac mini (2014), MacBook Pro, Air e iMac (2015), iMac Pro (2017) e com o MacBook (2016).