9 truques escondidos no Spotify que você talvez não conheça

4 min de leitura
Imagem de: 9 truques escondidos no Spotify que você talvez não conheça
Imagem: Unsplash

Com a facilidade de ter acesso imediato a milhões de músicas, que vão dos mais consagrados artistas até bandas que estão começando, o Spotify é a plataforma perfeita para quem gosta de estar sempre com uma boa música no ouvido.

Além disso, ele se tornou um dos principais apps para o consumo de podcasts, facilitando a interação entre público e produtores de conteúdo (que agora também podem subir vídeos na plataforma). Quem quer aproveitar tudo o que o Spotify tem de melhor não pode deixar de conhecer alguns truques “escondidos” para facilitar ainda mais seu uso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Descubra novos artistas com a função Rádio

Utilize a função 'Rádio' para conhecer novos artistas.Utilize a função Rádio para conhecer artistas.Fonte:  Spotify 

O Spotify é uma excelente ferramenta para conhecer artistas. Existem várias maneiras de descobrir bandas e cantores com base em suas músicas favoritas, e uma delas é a função Rádio, que basicamente é uma playlist criada a partir de determinado artista, música ou álbum. Para acessá-la, basta procurar os três pontinhos e tocar na opção “Ir para a rádio”.

Escute músicas em modo privado

Se você não quer que seus amigos saibam o que você anda escutando no Spotify, é possível iniciar uma sessão particular. Para habilitar essa opção, basta ir em “Configurações” e ativar a opção “Sessão particular”.

Use como alarme

Acorde com suas músicas favoritas.Acorde com suas músicas favoritas.Fonte:  Spotify 

Se você gosta de colocar uma música no despertador, o Spotify pode ser uma ótima ferramenta para isso. Basta acessar o app Relógio em seu smartphone, criar um alarme (ou abrir as configurações de um já programado) e tocar em “Som do alarme”. Na tela seguinte, é exibida a opção com o Spotify, permitindo que você escolha com qual música deseja acordar.

Essa função só está disponível em aparelhos Android. Se você tem um iPhone, precisará instalar algum aplicativo com despertador vinculado ao Spotify.

Atalhos de teclado

Esta dica é para quem utiliza o aplicativo do Spotify no computador (não funciona no navegador) e pode contar com comandos simples que podem facilitar muito a vida. Confira os principais para Windows e macOS a seguir.

  • Criar nova playlist: "Ctrl + N" ou "Cmd + N"
  • Selecionar tudo: "Ctrl + A" ou "Cmd + A"
  • Reproduzir ou pausar: barra de espaço
  • Repetir: "Ctrl + R" ou "Cmd + R"
  • Ordem aleatória: "Ctrl + S" ou "Cmd + S"
  • Próxima faixa: "Ctrl + seta para a direita" ou "Ctrl + Cmd + seta para a direita"
  • Faixa Anterior: "Ctrl + seta para a esquerda" ou "Ctrl + Cmd + seta para a esquerda"
  • Aumentar volume: "Ctrl + seta para cima" ou "Cmd + seta para cima"
  • Ajuda: "F1" ou "Cmd + Shift + ?"
  • Filtrar (em Músicas e Playlists): "Ctrl + F" ou "Cmd + F"
  • Preferências: "Ctrl + P" ou "Cmd + ,"
  • Fazer logout do usuário ativo: "Ctrl + Shift + W" ou "Cmd + Shift + W"
  • Fechar: "Alt + F4" ou "Cmd + Q"

Complete suas playlists com recomendações do Spotify

Sabe quando você está criando uma playlist e não tem mais ideias de músicas para colocar? É para ajudar nessas horas que o Spotify conta com um sistema que reconhece a lista pelas músicas que você está adicionando ou pelo título e sugere algumas faixas. Além disso, o Spotify criou uma ferramenta que adiciona automaticamente as músicas. Para isso, basta acessar qualquer playlist e tocar em “Enriquecer” para que sejam adicionadas canções que você pode aceitar ou não. Ao tocar em “Enriquecida”, as faixas são removidas da playlist.

Procure músicas pelas letras das canções

Não se lembra do título? Procure pela letra.Não se lembra do título? Procure pela letra.Fonte:  Spotify 

Esta é uma dica que vai ajudar aquelas pessoas que conhecem um trecho da música, mas não sabem o título dela. Basta digitar um pedaço da letra que o aplicativo procura músicas que tenham a mesma frase. Quando encontra alguma que seja correspondente, o Spotify indica com a observação "Aparece na letra".

Compartilhe a letra das músicas nas redes sociais

O recurso de compartilhar nos Stories a música que está ouvindo é bastante conhecido. O que algumas pessoas não sabem é que também é possível compartilhar um trecho da letra quando ela está disponível no Spotify. Para isso, basta ir até a letra da canção que está sendo reproduzida e tocar em "Compartilhar". Você também pode selecionar quantas linhas da música vão aparecer nas redes sociais.

Buscas avançadas

Se você quiser fazer buscas mais específicas, existem alguns comandos que podem ajudar bastante. Conheça-os a seguir.

  • Year: filtra as pesquisas pelo ano de lançamento e pode ser usado tanto para buscar um específico ("year:2000", por exemplo) como para encontrar canções lançadas em um período ("year: 1968-1971").
  • Genre: filtra as pesquisas pelo gênero musical; se você escrever, por exemplo, "genre:jazz" na barra de buscas, verá as músicas que estão classificadas nesse gênero.
  • Label: filtra as pesquisas pela gravadora; se você escrever, por exemplo, "label:sony", poderá procurar álbuns lançados pela EMI.
  • NOT: exclui algo da pesquisa; se você escrever "Taylor Swift NOT cardigan", vão aparecer as músicas da cantora, exceto "Cardigan".

Crie sessões com amigos

Se você quiser compartilhar uma playlist ou um álbum com amigos para todos ouvirem as mesmas músicas ao mesmo tempo, é possível criar uma sessão em grupo. Para isso, basta tocar na opção para alternar entre os dispositivos e escolher "Iniciar sessão". Feito isso, encaminhe o link para que as pessoas tenham acesso às músicas junto de você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.