Android 12.1 deverá melhorar o uso de celulares dobráveis

1 min de leitura
Imagem de: Android 12.1 deverá melhorar o uso de celulares dobráveis
Imagem: Samsung/Divulgação

O Android 12 será a maior atualização do sistema operacional Android em anos, tanto em usabilidade quanto em aparência. Segundo o site XDA, o lançamento será no dia 4 de outubro, mas ainda não houve um comunicado oficial. No entanto, indícios fortes apontam que o Google já estaria trabalhando na próxima versão do sistema, o Android 12.1, focada na experiência de dispositivos dobráveis.

Identificado em um repositório de código do Android Open Source Project (AOSP), a nova versão é mencionada como "sc-v2" (sendo "SC" referente a "snowcone"). A atualização estaria aprimorando um recurso de "barra de tarefas", desenvolvida para dispositivos de tela grande, como tablets ou os celulares dobráveis.

Print demonstra a barra de tarefas (Fonte: XDA/Reprodução)Print demonstra a barra de tarefas (Fonte: XDA/Reprodução)Fonte:  XDA 

A base de código AOSP interna do Google apresenta várias melhorias para o recurso, onde foi implementado um tutorial que descreve algumas das funções planejadas. Segundo o tutorial, os usuários poderiam iniciar dois aplicativos em tela dividida ao arrastar um ícone para fora da tela. Após configurada, a barra de tarefas permaneceria na parte inferior da tela e se ocultaria automaticamente quando um app entrasse em tela cheia.

Imagem do tutorial. (Fonte: XDA/Reprodução)Imagem do tutorial. (Fonte: XDA/Reprodução)Fonte:  XDA 

A imagem do tutorial, que demonstrava um celular dobrável e foi substituída por um render posteriormente, só aumentou as especulações sobre o lançamento do suposto "Pixel Fold". Além disso, vários patches no Android 12.1 aprimoram o manuseio para a animação de desdobramento no SystemUI.

Um dos patches descreve uma animação "mover do centro", para os ícones da barra ao desdobrar o aparelho. Outra adiciona um suporte para o sensor de ângulo da dobradiça durante a animação de desdobramento. Um terceiro permite abrir uma atividade de um sistema ou aplicativo pré-instalado no modo de dois painéis, quando esta atividade estiver vinculada às Configurações.

Pixel Fold

Rumores de que o novo aparelho dobrável do Google será lançado ainda neste ano ganharam força nos últimos dias após um tweet de Evan Blass sobre o dispositivo. Além disso, uma tabela divulgada por David Naranjo, um diretor sênior de uma consultoria de cadeia de suprimentos de displays, lista o Pixel Fold como um dos aparelhos com display LTPO OLED.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.