Google Maps ganha widget com destinos favoritos no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps ganha widget com destinos favoritos no Android
Imagem: Google Maps
Avatar do autor

Um novo widget do Google Maps, já disponível para usuários de iOS desde agosto, parece estar chegando às telinhas de smartphones com sistema Android. A funcionalidade vem com uma barra de pesquisa na parte superior com quatro ou oito atalhos de navegação embaixo, para facilitar a vida do usuário que, com um toque na tela, podem navegar aos seus destinos favoritos.

Os atalhos podem ser programados para destinos mais comumente usados pelo usuário, como casa, trabalho, posto de gasolina ou restaurante, mas oferece mais espaço para supermercados, academias, bares e fast foods favoritos. Divulgado pelo site XDA-Developers na quarta-feira (13), o widget foi detectado pelo Redditor u/Mathieu_G_Gagnon, e é parte de uma atualização ainda em versão beta (v11.3.0) do Google Maps.

Fonte: Mathieu_G_Gagnon/Reddit/ReproduçãoFonte: Mathieu_G_Gagnon/Reddit/ReproduçãoFonte:  Mathieu_G_Gagnon/Reddit 

Os novos botões de atalho do Google Maps, que permitem iniciar a navegação sem ter que abrir o app e inserir manualmente o destino, fazem parte de uma estratégia do Google de expandir os controles da tela inicial de seus aplicativos. De acordo com o visual do Material You, o novo widget oferece suporte a temas dinâmicos, mas exibindo os conhecidos tons azuis em dispositivos com a versão anterior do Android.

Outra limitação é quanto ao número de atalhos de navegação exibidos embaixo da barra de pesquisa: eles são no máximo oito, embora possam ter os botões “esticados”. Vale ressaltar, também, que a atualização está sendo feita apenas do lado do servidor e ainda não aparece para todos os usuários, o que deve acontecer em breve.