Como rastrear um iPhone com os serviços do Google

2 min de leitura
Imagem de: Como rastrear um iPhone com os serviços do Google
Imagem: Unsplash/Reprodução

Em caso de perda ou roubo de iPhone, é possível localizá-lo com outro aparelho que tenha o aplicativo Buscar iPhone (ou Find My iPhone). A Apple, no entanto, não disponibiliza o app para Android. Esse sistema fechado está sujeito a muitas críticas, mas a boa notícia é que, se você não tiver um modelo da Apple, é possível localizar seu celular por meio dos serviços do Google.

Vale lembrar que, embora o site iCloud.com seja restrito a iPhone e iPad, é possível acessá-lo usando um computador e localizar o aparelho perdido. No entanto, se essa não for uma opção, o recurso Linha do Tempo do Google Maps será muito útil para você.

Confira como utilizar a ferramenta para encontrar seu celular.

Histórico de Localização do Google

a  (Unsplash)

O Google coleta e armazena em tempo real a posição de todos os dispositivos em que o usuário estiver logado com sua conta; embora isso não seja uma novidade, poucos usuários usufruem do registro. Pelo recurso Linha do Tempo do Google Maps, é possível obter uma série de informações detalhadas, incluindo os locais onde o dispositivo esteve, bem como os horários e as fotos tiradas nesses momentos.

A ferramenta vai além dos registros, informando também a localização em tempo real do dispositivo, se ele estiver ligado. É bom lembrar, contudo, que para obter dados detalhados é necessário que o Histórico de Localização tenha sido ativado anteriormente.

Como ativar o recurso?

Caso queira se prevenir e ativar o histórico, acesse o site da Linha do Tempo do Google e, na página inicial, toque no botão "Gerenciar Histórico de Localização", na parte inferior da tela.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Ao lado do título "Histórico de localização", você verá um botão. Toque sobre ele, role a página para ler as informações exibidas na tela e confirme a ação na opção "Ativar".

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Como encontrar o iPhone pelo Maps?

Para conferir o "itinerário" de seu aparelho, siga os passos abaixo.

Passo 1: acesse o site da Linha do Tempo do Google pelo computador. Se estiver em um celular Android, abra o aplicativo Google Maps e acesse o menu clicando no ícone de três linhas paralelas. Feito isso, toque em "Sua Linha do Tempo".

Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 2: essa ação, feita no computador ou no celular, abrirá um mapa. Na aba "Dia", você verá os históricos do dia e a localização em tempo real do aparelho, se ele estiver ligado. Em "Lugares", é possível conferir os estabelecimentos por onde o iPhone passou e, na aba "Cidades", as cidades percorridas, a frequência de visitas e as datas.

a  (Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 3: caso o iPhone esteja desligado, o mapa exibirá um trajeto feito pelo dispositivo até a última posição conhecida.

Passo 4: se quiser alterar a data de exibição dos dados, supondo que o aparelho tenha sido perdido ou roubado, clique na seta para baixo do mapa.

Dados importantes

Na hipótese de o aparelho estar ligado, observe no mapa se ele está se movendo, afinal isso sugere que ele pode estar em posse de outra pessoa. Reúna as informações de localização, bem como capturas de tela que comprovem o paradeiro, e informe às autoridades. Assim, as chances de encontrar o iPhone serão maiores em caso de roubo ou furto. Já se o dispositivo estiver parado, será muito mais fácil e seguro resgatá-lo, por exemplo, no caso de perda.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.