WhatsApp testa criptografia 'ponta a ponta' para backups de conversas

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp testa criptografia 'ponta a ponta' para backups de conversas

Aproveitando a onda de novidades, o WhatsApp está testando mais uma importante ferramenta de segurança para o backup de mensagens: a encriptação “ponta a ponta” e proteção por senha. O mecanismo já está em período de testes em dispositivos Android e deve ser disponibilizado em breve também no iOS.

Desde 2014, todas as mensagens trocadas no WhatsApp são protegidas por criptografia “ponta a ponta” (ou “peer-to-peer”) — que garante que o conteúdo das conversas seja de exclusivo acesso dos participantes. Essa mesma proteção, no entanto, não era garantida para mensagens e mídias salvas em backup, sejam no Apple iCloud ou no Google Drive.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que o site WABetaInfo revelou é que os backups receberão mais uma camada de segurança, contando também com a proteção “ponta-a-ponta”. Para isso, usuários precisarão habilitar a criptografia antes de fazer o próximo backup, protegendo as próximas mensagens salvas na nuvem. Não é possível afirmar se o conteúdo de backups anteriores também teriam suas mensageis criptografados.

(Fonte: WCCFTech/Reprodução)

Como mais segurança nunca é demais, é extremamente positivo que backups também recebam essa camada extra de privacidade. Assim, o WhatsApp avança para se tornar o mensageiro mais seguro do mundo.

Não há previsão para lançamento oficial da criptografia de backups para nenhuma das plataformas; mas esperamos que seja em breve.

Modo Escuro, popularidade e tempo de tela

Nesta semana, usuários de todas as plataformas com WhatsApp receberam o tão aguardado modo escuro. Além de uma mudança significativa na paleta de cores dos menus, as conversas também tiveram cores renovadas — agredindo menos os olhos durante a noite.

Ademais, em uma pesquisa recente apontou o WhatsApp como um sucesso absoluto no Brasil, estando presente em 99% dos celulares brasileiros. Esse sucesso também se reflete na qualidade da experiência desses usuários: segundo a mesma pesquisa, apenas 24% dos brasileiros acreditam que gastam tempo demais no aplicativo; os demais, por sua vez, até gostariam que mais funções fossem incluídas — como compras e método de pagamento dentro do app.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.