Windows 11 pode ter queda no desempenho de jogos; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 pode ter queda no desempenho de jogos; entenda
Imagem: Microsoft/Divulgação

O desempenho de jogos no Windows 11 pode ser prejudicado por um recurso de segurança habilitado por padrão na nova versão do sistema operacional da Microsoft, cujo lançamento acontece nesta terça-feira (5). É o que aponta um relatório divulgado pela PC Gamer na última semana.

De acordo com a publicação, a funcionalidade em questão é o Virtualization-Based Security (VBS), que estreou no Windows 10 utilizando a virtualização para melhorar a segurança do sistema. Ao ser ativada, ela cria uma região segura e isolada no disco rígido, protegendo a máquina de potenciais ataques de malware.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nos testes realizados pela publicação, alguns games ficaram mais lentos quando o VBS estava em ação. Far Cry New Dawn, por exemplo, teve uma redução na taxa de quadros de 5%, porém títulos como Metro Exodus, Horizon Zero Dawn e Shadow of the Tomb Raider foram mais prejudicados, com reduções de 24%, 25% e 28%, respectivamente.

Gamers poderão enfrentar lentidão em alguns títulos executados no Windows 11.Gamers poderão enfrentar lentidão em alguns títulos executados no Windows 11.Fonte:  Unsplash 

A queda de rendimento também foi notada em testes de benchmark de jogos do site Computer Base, porém em intensidade menor. Uma das possibilidades levantadas para a diferença nos resultados estaria nas versões do Windows 11 usadas nas avaliações (compilação 22000.194 do Canal Beta no primeiro caso e a build 22463 do Canal Dev no segundo).

Recurso habilitado em instalações limpas

Conforme os envolvidos nos testes, o VBS é habilitado por padrão nos casos de instalação limpa do Windows 11. Isso significa que os PCs fabricados por grandes marcas, como HP, Lenovo e Dell, entre outras, virão com a funcionalidade ativada se saírem de fábrica com a versão mais recente do sistema da Microsoft.

Já quando ocorre uma atualização do Windows 10 para o 11, o recurso aparentemente não vem habilitado, sendo preciso efetuar uma ativação manual. A página ressalta que a habilitação e a desativação da função exigem conhecimentos técnicos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.