iOS 15: agora você pode denunciar apps que são fraude ou golpe

1 min de leitura
Imagem de: iOS 15: agora você pode denunciar apps que são fraude ou golpe
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Apple devolveu à loja digital de aplicativos um importante recurso colaborativo que pode ajudar a identificar e remover aplicativos que são falsos, fraudulentos ou ilegais.

Trata-se de um botão de denúncia na App Store para que usuários denunciem fraudes em geral. A função pode ser usada para apontar aplicativos que se fingem de outros serviços, clones de ferramentas populares e plataformas com funcionamento suspeito, como aquelas que contém malware, geram links que podem levar a outros golpes ou que solicitam permissões de acesso a muitos dados do usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quem identificou a novidade foi Kosta Elefheriou, um desenvolvedor e ativista que processou a empresa por suposta negligência a fraudes na App Store. O botão foi adicionado sem alarde no iOS 15, mas não é uma novidade: esse caminho direto de denúncia existia anos atrás, mas foi removido pela Apple.

No lugar dele, não foi colocada uma opção direta de denúncias de fraudes: as alternativas envolviam "Reportar atividade suspeita", mas, ao fazer isso, o denunciante precisava entrar em contato com o suporte da Apple — um passo que possivelmente reduzia a quantidade de denúncias realizadas.

Segundo a Apple, a própria empresa barrou mais de US$ 1,5 bilhão em fraudes de apps durante o ano de 2020 na plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.