Google Maps facilita visualização de incêndios florestais

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps facilita visualização de incêndios florestais
Imagem: Google/Reprodução

O Google Maps adicionou uma nova camada que permite identificar incêndios florestais. O recurso foi anunciado durante o evento Search On, nesta quarta-feira (29), e poderá ajudar a entender a extensão aproximada e localização das queimadas, a partir do celular, tablet ou computador, e tomar decisões rápidas em momentos de emergência.

Segundo a empresa, o aplicativo fornecerá informações sobre os recursos de governos locais, como sites de emergência e número de telefone para obter ajuda e orientações de evacuação. Se as informações estiverem disponíveis, o Maps também apresentará as medidas que foram tomadas para conter os incêndios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nova camada do Google Maps mostra informações sobre incêndios florestais para facilitar evacuação. (Fonte: Google/Reprodução)Nova camada do Google Maps mostra informações sobre incêndios florestais para facilitar evacuação. (Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

O mapa é atualizado a cada hora, com dados coletados por satélites e processados pela plataforma de análise geoespacial Google Earth Engine. O recurso foi testado pela primeira vez em 2019 na Califórnia e foi expandido para o resto dos Estados Unidos em 2020.

A novidade será lançada ainda esta semana nos dispositivos Android em todo o mundo. Para os iPhones, iPads e computadores, o recurso estará disponível durante o mês de outubro.

Nos Estados Unidos, a ferramenta terá informações mais detalhadas, com dados alimentados pelo National Interagency Fire Center (NIFC). O Google informa que esse nível de detalhe poderá ser expandido para mais países, começando pela Austrália nos próximos meses.

Cobertura florestal

Google Maps pretende colaborar com redução de ilhas de calor ao sugerir locais onde plantar novas árvores. (Fonte: Google/Reprodução)Google Maps pretende colaborar com redução de ilhas de calor ao sugerir locais onde plantar novas árvores. (Fonte: Google/Reprodução)Fonte:  Google/Reprodução 

O Google Maps anunciou também uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que permite verificar locais com necessidade de arborização. O Tree Canopy Insights pretende ajudar os governos locais a mapear a densidade da cobertura de árvores a partir de imagens de avião, além de sugerir o plantio de árvores para aumentar a área de sombra e prevenir doenças causadas por ondas de calor.

O serviço já está disponível em 15 cidades dos Estados Unidos. Em Los Angeles, o recurso se tornou fundamental para a cidade aumentar em pelo menos 50% a sombra de árvores até 2028. A ferramenta passará a ser oferecida em mais de 100 outras cidades durante o próximo ano, incluindo Guadalajara, Londres, Sydney e Toronto até o final de 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.