Chrome 94 é lançado com recurso criticado pela Apple e Mozilla

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 94 é lançado com recurso criticado pela Apple e Mozilla
Imagem: Google/Divulgação

Chegando três semanas após o lançamento da versão anterior, o Chrome 94 começou a ser disponibilizado pelo Google nessa terça-feira (21). A versão atualizada do navegador traz uma lista de novidades mais enxuta dessa vez, mas há a presença de um recurso polêmico, bastante criticado pela Mozilla e a Apple.

Trata-se de uma nova API de detecção de ociosidade, que modifica a forma como o browser rastreia as atividades do usuário. Ela é capaz de indicar ao desenvolvedor quando você deixou o Chrome em segundo plano e foi interagir com outros apps e se a tela foi desligada, entre outros situações.

Nova página de configuração do Chrome.Nova página de configuração do Chrome.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Para os responsáveis pelo Firefox, essa ferramenta é muito invasiva, representando perigo para a segurança e a privacidade do internauta. A equipe por trás do Safari também já fez críticas semelhantes à funcionalidade, que virá habilitada por padrão para os desenvolvedores.

Outras novidades são o "HTTPS-First Mode", que tentará carregar todas as páginas visitadas no padrão mais seguro, e o processamento gráfico melhorado, especialmente em jogos no navegador. Há, ainda, um novo menu de compartilhamento, atalhos para arquivos do Google Drive e uma API que permite aos desenvolvedores agendar tarefas com três níveis de prioridade.

Mudanças na versão móvel

Para quem usa o navegador no celular, o Google Chrome 94 traz uma maior presença da linguagem de design Material You com novas cores, tema dinâmico e outros detalhes. Opções de abrir abas em grupo e paralelamente, o bloqueio de guias anônimas com senha e a possibilidade de abrir várias janelas ao mesmo tempo são outras adições.

A versão para Android também foi atualizada.A versão para Android também foi atualizada.Fonte:  How-To Geek/Reprodução 

A atualização para o Chrome 94 está sendo disponibilizada gradativamente pelo gigante das buscas. É possível conferir a versão em uso no seu dispositivo acessando a opção "Ajuda" do menu, e clicando posteriormente em "Sobre o Google Chrome".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.