Google Chrome 93 traz melhorias para apps online e mais novidades

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome 93 traz melhorias para apps online e mais novidades
Imagem: Google/Divulgação
Avatar do autor

A Google lançou nessa terça-feira (31) a versão estável do Chrome 93, que chega trazendo várias melhorias para o navegador. As novidades estão sendo disponibilizadas no browser para computador e também nos dispositivos móveis.

Cada vez mais parecidos aos softwares nativos, os aplicativos web estão entre os itens que mais receberam mudanças, ganhando suporte multitela, por exemplo. Nos apps que possuem várias janelas, como o editor de imagens GIMP, o usuário poderá colocar cada uma delas em lugares específicos nos dispositivos com duas ou mais telas.

A nova versão do Chrome também promete facilitar a vida de quem usa a autenticação de dois fatores. Ao receber um código via SMS no telefone, o browser poderá sincronizá-lo automaticamente no desktop, desde que ambos os dispositivos estejam conectados na mesma conta Google.

Mudanças no sistema de busca estão sendo implementadas.Mudanças no sistema de busca estão sendo implementadas.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Há ainda uma nova interface de busca no celular, exibindo resultados em uma faixa logo abaixo da barra de endereços, e cartões personalizados para compartilhar textos selecionados. A abertura de aplicativos web associados ao clicar em um link e a remoção do suporte à criptografia 3DES também estão presentes na atualização.

Material You e outras novidades

Elementos do Material You, nova identidade visual associada ao Android 12, que cria um tema personalizado, também são perceptíveis na atualização do Chrome. Eles aparecem na barra de status do navegador, nas configurações e nas guias, entre outras partes.

Melhorias no menu de páginas fechadas recentemente e no compartilhamento de guias, novos widgets para Android inspirados no design do iOS e suporte ao formato de imagens SVG são algumas das outras novidades. Elas variam conforme o sistema no qual o navegador está instalado.

A atualização para o Google Chrome 93 acontece de forma automática, assim que a compilação chegar ao seu dispositivo. Você pode verificar a versão em uso no menu “Ajuda”, clicando a seguir em “Sobre o Google Chrome”.