HarmonyOS já está instalado em mais de 70 milhões de aparelhos

1 min de leitura
Imagem de: HarmonyOS já está instalado em mais de 70 milhões de aparelhos
Imagem: Huawei
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

O HarmonyOS, da Huawei, está em um ritmo acelerado de instalação. Segundo dados do site chinês ITHome, a plataforma já chegou a mais de 70 milhões de aparelhos em poucos meses de funcionamento da segunda e atual versão.

A marca já teria sido ultrapassada há algum tempo e, segundo as previsões, a fabricante não estaria distante de alcançar os 100 milhões de modelos com o sistema instalado. Apesar de ainda ter mercado e fãs de modelos anteriores em algumas regiões do mundo, o foco inicial da companhia em relação ao sistema está na própria China.

A Huawei anunciou oficialmente a versão estável do HarmonyOS no começo de junho de 2021. Com base no código da plataforma da Google, essa é a alternativa oficial da empresa ao Android tradicional, que a marca está há dois anos impedida de utilizar por causa de brigas políticas e judiciais contra o governo dos Estados Unidos.

Retomada

A estratégia da empresa para fazer o HarmonyOS chegar ao máximo possível de modelos foi disponibilizá-lo em massa para o vasto catálogo da Huawei: mais de 100 smartphones e tablets já podem mudar para o sistema operacional, inclusive produtos lançados há alguns anos.

O objetivo da fabricante é também inserir a plataforma em relógios inteligentes e aparelhos domésticos via Internet das Coisas, como sensores e lâmpadas, inclusive de outras marcas.

Antes a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, atualmente a Huawei não se encontra nem mesmo no top 5 de maiores marcas do mercado de celulares.