O que é OneDrive e como usar o serviço de armazenamento

3 min de leitura
Imagem de: O que é OneDrive e como usar o serviço de armazenamento
Imagem: Microsoft/Divulgação

Armazenamento na nuvem já é — ou deveria ser — algo bem comum para a maioria das pessoas. Google Drive, Dropbox, iCloud Drive e OneDrive são alguns dos serviços disponíveis para que as pessoas realizem seus backups, liberem espaço em seus HDs ou SSDs e tenham acesso rápido e fácil a arquivos em qualquer lugar e a qualquer momento.

De maneira geral, todos eles são muito semelhantes, diferenciando-se em questões bem específicas. É difícil dizer qual é melhor, pois isso varia muito com cada usuário e com o tipo de serviço que ele costuma usar. Uma pessoa que está acostumada a usar o Windows e o pacote Office, por exemplo, pode ter algumas vantagens ao utilizar o OneDrive. O mesmo vale para usuários da Apple com o iCloud Drive ou para usuários do Android com o Google Drive.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste texto, apresentaremos as principais características do OneDrive, como ele funciona e como você pode integrá-lo ao seu dia a dia.

O que é OneDrive

Serviço de armazenamento da Microsoft é uma boa opção para quem quer ter um backup de arquivos na nuvem.Serviço de armazenamento da Microsoft é uma boa opção para quem quer ter um backup de arquivos na nuvem.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

O OneDrive é o sistema de armazenamento da Microsoft na nuvem. Porém, é importante lembrar que ele pode ser usado também por usuários da Apple e conta ainda com um aplicativo para Android. Além de permitir manter um backup dos seus principais arquivos, ele tem uma boa integração com outros produtos da Microsoft, e para quem utiliza o Windows, pode ser a melhor opção disponível.

Outra característica importante é que o OneDrive conta com um aplicativo para Windows. Ele permite acessar os arquivos salvos na nuvem, a partir do desktop. Entretanto, a função de buscar arquivos em outro computador foi descontinuada.

Como usar o OneDrive

O OneDrive tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar, mesmo para quem não está acostumado com esse tipo de serviço. Isso vale tanto para quem pretende utilizá-lo no celular, quanto no computador, a partir do navegador.

Celular ou tablet

Começando pelo mais básico, o aplicativo do OneDrive conta com os principais recursos e é uma excelente ferramenta para quem não quer perder fotos e outros arquivos importantes do celular ou do tablet. Ele faz backup automaticamente das fotos, então você não precisa se preocupar em subi-las para a nuvem.

Para utilizá-lo, basta fazer o download na Google Play ou na App Store. Feito isso, você precisa fazer login através da sua conta Hotmail, Outlook, Live ou outra associada à Microsoft. Depois, você escolhe como deseja configurar o serviço automático de backup. Por exemplo, caso habilite essa função para a câmera, assim que tirar uma foto ela será adicionada à conta na nuvem automaticamente e será possível acessá-la a qualquer momento, mesmo estando offline.

No navegador

É aqui que você consegue aproveitar tudo o que o OneDrive tem a oferecer. Ao acessar o serviço através do navegador, você já pode subir os seus arquivos para a nuvem. Ele é bem semelhante a outros serviços do tipo: você pode organizar seus arquivos em pastas, criar arquivos compartilhados com outras pessoas e sincronizar automaticamente com os aplicativos do OneDrive para Windows ou macOS.

Se você for acessar os arquivos apenas quando estiver navegando na internet, o aplicativo é opcional, embora seja muito útil. Para quem vai utilizar para estudar, trabalhar ou fazer outras atividades que exigem um acesso mais rápido, ter a versão mais recente do OneDrive instalado no desktop ou notebook é muito útil. Nesse caso, sempre que você fizer alguma modificação ou atualização no navegador ou no aplicativo, o outro será atualizado automaticamente.

Versão gratuita vs. versão paga

Assim como acontece com outros serviços, é possível criar uma conta gratuita no OneDrive. Com ela, você tem acesso a 5 GB de armazenamento na nuvem e acesso às ferramentas online do Microsoft Office, como Word, Excel e PowerPoint. Mesmo contando com menos recursos que as versões para desktop, é uma ferramenta com muitas vantagens, o que já justifica a assinatura gratuita.

Caso você precise de mais espaço para armazenar seus arquivos, é possível fazer um upgrade para 50 GB por R$ 7 por mês. Existe ainda a possibilidade de se tornar assinante do Office 365. O serviço de assinatura da Microsoft oferece acesso a todos os aplicativos do Office, nas suas versões completas, custando R$ 24 ao mês. Essa assinatura também oferece 1 TB de espaço na nuvem, além de alguns recursos premium como criar links compartilháveis que expiram ou protegidos por senha. Se mesmo assim você precisar de mais espaço, a Microsoft permite comprar pacotes de 200 GB, até o limite de mais 1 TB.

Imagem: Microsoft OneDrive
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft OneDrive

Conheça os planos e benefícios disponíveis do Microsoft One Drive, para até 6 pessoas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.