Windows: atualização corrige erros e vulnerabilidades críticas

1 min de leitura
Imagem de: Windows: atualização corrige erros e vulnerabilidades críticas
Imagem: Microsoft
Avatar do autor

Na última terça-feira (10), a Microsoft liberou uma grande atualização voltada para a correção de diversos erros em seu sistema operacional, o Windows. A novidade trata-se de um "Tuesday Patch" (ou "Conserto de Terça-Feira", em português), termo coloquial dado a uma categoria de ajustes rotineiros para um produto ou serviço.

Ao todo, foram 44 falhas corrigidas, sendo 7 delas consideradas críticas e as demais avaliadas como importantes. Dentre elas, há também três vulnerabilidades zero-day, que se referem a erros desconhecidos pelos desenvolvedores no lançamento de um software ou código — permitindo que hackers os utilizem para fins maliciosos.

Possivelmente, uma das correções mais importantes na atualização é voltada para falha no serviço de impressoras do Windows, que possibilitava a execução remota de códigos por cibercriminosos. Desde junho deste ano, quando foi descoberto, o problema tornou-se um grande motivo de preocupação entre os internautas.

Captura de tela relatando a falha no serviço de impressão do Windows. (Fonte: Tech Spot / Reprodução)Captura de tela relatando a falha no serviço de impressão do Windows. (Fonte: Tech Spot / Reprodução)Fonte:  Tech Spot 

A atualização afetou uma série de programas e ferramentas do Windows, incluindo:

  1. .NET Core & Visual Studio
  2. ASP.NET Core & Visual Studio
  3. Azure
  4. Windows Update
  5. Componentes do Serviço de Impressão do Windows
  6. Windows Media
  7. Windows Defender
  8. Cliente de Área de Trabalho Remota
  9. Microsoft Dynamics
  10. Microsoft Edge (apenas o baseado em Chromium)
  11. Microsoft Office
  12. Microsoft Office Word
  13. Microsoft Office SharePoint

As correções chegarão para versões do Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10; confira a lista completa de mudanças no site da Microsoft.

Fontes