iOS 15 beta ganha remoção automática do reflexo de lente em fotos

1 min de leitura
Imagem de: iOS 15 beta ganha remoção automática do reflexo de lente em fotos
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O iOS 15 ainda não foi lançado oficialmente pela Apple, mas a sua versão beta mais recente tem revelado algumas das melhorias que o novo sistema trará. Uma delas é a capacidade de remover, automaticamente, o reflexo da lente nas fotos feitas com o iPhone em determinadas condições, problema que incomoda alguns usuários do celular.

A novidade foi notada pela primeira vez nessa semana por um usuário do Reddit e posteriormente relatada pelo app de câmera Halide no Twitter. Na publicação (veja abaixo), duas fotos aparecem lado a lado, permitindo comparar as melhorias feitas de forma automática no pós-processamento da imagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na foto à esquerda, temos a imagem original feita com a câmera de um iPhone 12 Pro, afetada pela aberração óptica também conhecida como "lens flare". O efeito geralmente surge quando as fotografias são tiradas sob condições de luz intensa, como nas ocasiões em que a lente está apontada na direção do Sol, por exemplo, entre outras.

Já a foto à direita traz a correção feita automaticamente pelo processamento de imagem do celular, que roda o iOS 15 beta, de acordo com o proprietário, removendo o reflexo de lente. Essa funcionalidade não foi mencionada durante o anúncio da nova versão do sistema, na edição mais recente da conferência WWDC, realizada em junho pela Maçã.

Resultado pode ser variável

Na discussão que se seguiu após a postagem original mencionando a novidade no Reddit, outros usuários também relataram ter notado a remoção automática do reflexo de lente em seus iPhones. Muitos deles, inclusive, disseram que a função foi encontrada em variantes mais antigas do celular.

Porém, alguns afirmaram que a ferramenta nem sempre apresenta bons resultados, sendo melhor aproveitada quando o efeito cobre pequenas partes da foto, principalmente. Já quando o reflexo é maior, o pós-processamento do sistema não consegue removê-lo, deixando-o como está, segundo os relatos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.