Windows 11: veja as mudanças da nova versão prévia do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: veja as mudanças da nova versão prévia do sistema
Imagem: Divulgação/Microsoft

Na última quinta-feira (22), a Microsoft lançou a atualização 22000.100 da prévia do Windows 11, que está disponível no programa Insider. As principais novidades incluem o começo da integração do chat para o Microsoft Teams, mudanças de design na barra de tarefas e na Microsoft Store e um atalho para o assistente de foco na janela de notificações, além da correção de bugs. Por enquanto, a build  será oferecida apenas na versão para desenvolvedores (Dev Channel).

Chat do Teams

A interface do Teams no WindowsA interface do Teams no WindowsFonte:  Divulgação/Microsoft 

O sistema operacional (SO) agora terá um ícone na barra de tarefas com todos os seus contatos do Teams e um atalho para conversas.

Quando o usuário receber uma mensagem, uma notificação aparecerá no canto da tela; será possível responder à mensagem e atender ligações diretamente pelo pop-up.

As notificações respeitarão as configurações do assistente de focoAs notificações respeitarão as configurações do assistente de focoFonte:  Divulgação/ Microsoft 

Para adicionar contatos, agora o consumidor pode escrever para e-mails ou celulares sem códigos especiais. O destinatário receberá o conteúdo com um convite para ingressar no Teams.

Atalhos e mudanças de design

Através da central de notificações, o assistente de foco, também chamado de período de silêncio, consegue ocultar os pop-ups caso o usuário não queira ser incomodado durante filmes ou jogos.

Atalho na janela de notificaçõesAtalho na janela de notificaçõesFonte:  Divulgação/Microsoft 

O design da janela dos ícones ocultos — aquela setinha ao lado da linguagem do SO — foi reformulada e agora tem os cantos arredondados. Erros de exibição na aba podem ocorrer; a empresa recomenda a troca de temas para a correção.

Quando um aplicativo precisar de atenção, uma pequena "pílula" vermelha aparecerá abaixo do ícone. A Microsoft afirma que isso captura a atenção do usuário, mas não é uma grande distração.

Ilustração do novo sistema de alertasIlustração do novo sistema de alertasFonte:  Divulgação/Microsoft 

Por fim, a navegação na Microsoft Store está mais rápida. Quando um filme ou app for selecionado, novas animações serão exibidas para evidenciar o produto escolhido. Confira um exemplo no GIF abaixo.

As novas animações da Microsoft StoreAs novas animações da Microsoft StoreFonte:  Divulgação/Microsoft 

Como todas as outras atualizações, a build 22000.100 traz várias correções e ajustes. Veja mais detalhes no blog oficial da empresa — não está disponível em português.

É importante ressaltar que o Windows 11 ainda possui erros que não foram resolvidos pela atualização, como a barra de pesquisa não registrando comandos e atalhos na área de trabalho abrindo programas errados. Ou seja, este período de testes não é recomendado para o uso diário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.