Android 12 terá novo design do modo de tela dividida

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 terá novo design do modo de tela dividida
Imagem: 9to5 Google / Reprodução

De acordo com o 9to5 Google, o modo multi janelas (ou tela dividida) receberá um grande redesign no Android 12, tornando-se mais intuitivo e prático. Chamada de "App Pairs", a funcionalidade supostamente organizará dois aplicativos selecionados pelo usuário em pares, que serão interpretados pelo sistema como uma única tarefa.

O recurso já está presente no sistema operacional da Google há algum tempo, mas é pouco conhecido devido ao seu acesso e uso pouco intuitivos. Atualmente, para utilizar o modo de tela dividida no Android 11 é necessário abrir um dos aplicativos desejados e, em seguida, selecionar seu "par" na interface de "aplicativos usados recentemente" pela opção disponível ao tocar em seu ícone.

Contudo, a suposta atualização do recurso pode torná-lo mais interessante e útil no uso cotidiano. Ao interpretar o conjunto como uma única tarefa, o "App Pairs" permitirá que o usuário alterne facilmente entre os dois aplicativos, sendo possível acessar outras tarefas e retornar ao par sem dificuldades. Para melhor ilustrar o recurso, o 9to5 Google desenvolveu uma pequena demonstração de como seria seu funcionamento.

Imagem meramente ilustrativa do recurso "App Pairs", segundo o site 9to5 Google. (Fonte: 9to5 Google / Reprodução)Imagem meramente ilustrativa do recurso "App Pairs", segundo o site 9to5 Google. (Fonte: 9to5 Google / Reprodução)Fonte:  9to5 Google 

A novidade pode não parecer uma surpresa para alguns usuários dos celulares da Samsung e não é por mera coincidência. Um recurso de mesmo nome já está disponível nas linhas Galaxy e é similar à funcionalidade apresentada pela Google, com a maior diferença entre elas sendo a forma como são interpretadas.

Na interface One UI, proprietária da sul-coreana, "App Pairs" é apenas um atalho de acesso rápido para um conjunto de dois aplicativos, entendidos como duas tarefas simultâneas — ao contrário da proposta da Google, que visa "integrá-las". Segundo a 9to5Google, a novidade ainda está em desenvolvimento e pode dar as caras nas próximas versões de teste do Android 12, com previsão de chegada para o mês de fevereiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.