Google planeja captura de tela com rolagem — mas só para o Android R

1 min de leitura
Imagem de: Google planeja captura de tela com rolagem — mas só para o Android R

Fazer capturas de tela de forma nativa é um recurso extremamente útil no smartphone, para salvar postagens de redes sociais, ter uma cópia de recibos ou documentos ou guardar aquela conversa marcante de WhatsApp. Porém, a função é limitada no Android: não é possível rolar a tela para baixo caso o conteúdo continue verticalmente, o que obriga a tirar "prints" até que tudo esteja devidamente armazenado.

Felizmente, a situação pode mudar, segundo a própria empresa. Quem falou sobre o assunto foi Dave Burke, vice-presidente de engenharia da Google, em resposta ao questionamento de um fã no Twitter. O problema? Esse recurso ainda estaria ausente do Android Q, e há a possibilidade — e não certeza — de que a novidade só apareça na versão de 2020, o Android R.

"Nós adicionamos as capturas de tela roláveis no processo de funil do Android R, e, se tudo correr bem, podem chegar nessa versão", disse  Burke. Ele ainda marcou um desenvolvedor da Google no processo, Dan Sandler, que aceitou o chamado com um GIF animado.

O Android Q já está em fases finais de desenvolvimento, com versões Beta já disponíveis e previsão de lançamento da edição estável para setembro de 2019. Ele ainda não teve o nome revelado ao público, mas traz recursos bastante pedidos pelos usuários, como modo noturno e gravação de áudio de transmissões ao vivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.