Windows 11 terá acessibilidade melhorada, diz Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 terá acessibilidade melhorada, diz Microsoft
Imagem: Microsoft
Avatar do autor

Uma semana após o anúncio oficial do Windows 11, os futuros usuários já possuem certa expectativa sobre as principais funcionalidades do novo sistema operacional da Microsoft. Recentemente, a empresa optou por compartilhar mais detalhes sobre o desenvolvimento dos recursos de acessibilidade da plataforma.

Na postagem do blog oficial do Windows, a gigante de Redmond informou que a plataforma será acessível desde seu lançamento e, para garantir uma experiência de uso satisfatória, adotou testes do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos durante o desenvolvimento da interface. As categorias avaliadas buscam a certificação da Seção 508, especialmente criada para prover conformidade entre assuntos de acessibilidade.

Além da nova interface para as configurações dos recursos de acessibilidade, não há funções exatamente inéditas, mas sim melhorias em sua qualidade de uso. Ferramentas conhecidas, como a "Lupa", "Narrador" e "Legendas Ocultas", estão presentes e, segundo a Microsoft, "simplesmente funcionarão" em mais situações — indicando mais compatibilidade com programas no Windows 11, como o pacote Office.

Nova interface das configurações de acessibilidade no Windows 11. (Fonte: Windows Blog / Reprodução)Nova interface das configurações de acessibilidade no Windows 11. (Fonte: Windows Blog / Reprodução)Fonte:  Windows Blog 

Parte desse aumento de compatibilidade ocorrerá graças à nova parceira da Microsoft com os "líderes da indústria" do setor de acessibilidade. Segundo a empresa, as companhias desenvolveram uma nova API que deve melhorar a interação das ferramentas com os aplicativos que, além disso, também emitirão dados de uma maneira mais acessível para desenvolvedores.

Algumas dessas novidades já podem ser testadas na versão beta do Windows 11, atualmente disponível para usuários do programa Insider. A Microsoft está coletando relatos de uso para continuar melhorando os recursos nas próximas versões do sistema operacional.

Windows 11 terá acessibilidade melhorada, diz Microsoft