Windows 10: conheça as novidades da atualização de maio de 2021

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: conheça as novidades da atualização de maio de 2021
Imagem: Microsoft

Nesta terça-feira (18), a Microsoft iniciou a distribuição gradativa da nova versão do Windows 10, batizada de '21H1' ou 'May 2021 Update' (Atualização de Maio de 2021, em tradução livre do inglês). Sem destaques em seus novos recursos, a novidade traz melhorias de segurança e performance, sendo especialmente direcionada para a qualidade de uso nos diversos cenários de trabalho remoto.

Entre as principais mudanças, estão: o Windows Hello agora irá definir a câmera externa como padrão, caso o computador também possua uma integrada; documentos de diferentes tipos devem abrir mais rápido graças a melhorias no Windows Defender Application Guardresponsável por impedir acesso ilícito aos dados dos usuários e, por fim, a Instrumentação de Gerenciamento do Windows (WMI) e Serviço de Políticas de Grupo (GPSVC) também receberam melhorias voltadas para o uso empresarial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por outro lado, alguns recursos estão oficialmente se "aposentando". A partir desta versão, a Linha de Comando da Instrumentação de Gerenciamento do Windows (WMIC) e Roaming de Personalização deixarão de receber suporte dos desenvolvedores da Microsoft. Apesar de ainda estarem disponíveis para os usuários, as ferramentas devem ser integralmente substituídas nas próximas versões.

Windows Update com novo banner da Atualização de Maio de 2021. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Windows Update com novo banner da Atualização de Maio de 2021. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Fonte:  Microsoft 

Para verificar a disponibilidade da atualização, basta conferir o Windows Update. Nesse contexto, há uma boa notícia para os usuários mais ávidos pela novidade: inicialmente, a Microsoft está liberando a versão 21H1 para aqueles que costumam "buscar" por atualizações do sistema.

Além disso, caso o computador já possua a versão 2004 do Windows 10 instalada, o pacote de atualização mais recente funcionará como um "comando para despertar", ativando as novidades da nova versão que já estava presentes em um estado de "hibernação". Em outras palavras, isso significa que o processo de atualização deve ser significativamente mais rápido.

Para os demais usuários, que preferem esperar ou que possuem versões do Windows anteriores à 2004, a Atualização de Maio de 2021 deve chegar ao longo das próximas semanas. Alternativamente, também é possível efetuar uma instalação limpa por meio da Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.