Bug no iPhone impede conexão do Wi-Fi mesmo reiniciando celular

1 min de leitura
Imagem de: Bug no iPhone impede conexão do Wi-Fi mesmo reiniciando celular
Imagem: Karolina Grabowska (Pexels)

Um bug descoberto pelo pesquisador de segurança Carl Schou impede a conexão do iPhone em redes Wi-Fi. Ainda pior, o problema desabilita completamente a conectividade no dispositivo, ainda que o usuário reinicie o celular.

Nos testes conduzidos por Schou, ele afirma que tentou se conectar a um hotspot com o nome de "%p%s%s%s%s%n". Após isso, o iPhone simplesmente desabilitou o Wi-Fi e não foi capaz de religá-lo após o reinício do sistema. Alterar o SSID (nome da rede) também não permitiu que o dispositivo voltasse a se conectar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Schou utilizou um iPhone XS rodando iOS 14.4.2 no experimento. Em testes conduzidos pelo site BleepingComputer, desta vez com um iPhone rodando iOS 14.6, o mesmo bug pôde ser confirmado.

Bug iPhoneNovo bug no iPhone ainda não tem correção oficial da Apple.

Problema tem "correção"

Segundo o site, em alguns testes, a conexão com o SSID específico falhava, mas depois o iPhone não podia se conectar a uma outra rede sem fio convencional. Em outros, o iPhone simplesmente não conseguia mais habilitar a conexão Wi-Fi nas configurações. A Apple, até o momento, não se pronunciou sobre o caso.

A "solução" encontrada, até agora, é redefinir as configurações de rede do dispositivo — acessando "Ajustes", "Geral", "Redefinir" e tocando na opção "Redefinir Ajustes de Rede". A opção exclui todas as conexões Wi-Fi já conectadas previamente no dispositivo. Usuários do Android, por outro lado, afirmam que o problema não afeta o sistema operacional.

O caso ainda pode ter relação com um outro bug explorado para prejudicar o funcionamento de dispositivos iOS. Neste outro, caracteres específicos do idioma Sindi eram utilizados para "travar" os aparelhos com o envio de mensagens. Segundo outros pesquisadores de segurança, o problema pode ser ocasionado pela análise de entrada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.