Google pode lançar versão da rede 'Buscar', da Apple, no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google pode lançar versão da rede 'Buscar', da Apple, no Android
Imagem: Google/Reprodução

O Google pode lançar uma versão alternativa para Android da rede "Buscar", da Apple. Recentes indícios mostram que a companhia deve apresentar um serviço semelhante à comunidade de dispositivos que ajudam a encontrar produtos perdidos.

O XDA Developers encontrou dados sobre uma rede chamada "Find My Device" nos códigos da versão beta do Google Play Services. A descrição indica que o serviço "permite que seu telefone ajude a localizar seus dispositivos e de outras pessoas".

App Encontre Meu Dispositivo da Google está disponível na Play Store.App Encontre Meu Dispositivo da Google está disponível na Play Store.Fonte:  Google/Divulgação 

Atualmente, o Google já oferece um aplicativo batizado Encontre Meu Dispositivo. Entretanto, ele apenas possibilita localizar dispositivos que estejam conectados à conta Google do próprio usuário.

Aparentemente, a suposta rede "Find My Device" deve ampliar o raio de localização dos dispositivos. Dessa forma, também será possível ajudar outros usuários do Android a encontrar seus dispositivos perdidos.

Conforme os dados do Google, existem mais de três bilhões de dispositivos com Android espalhados no mundo. Assim, os donos de aparelhos com o sistema e o Google Play Services ativo devem se beneficiar do novo serviço oferecido pela companhia.

Não há informações sobre se essa nova ferramenta será exclusiva do Android 12 ou terá suporte para as versões anteriores. No entanto, o conceito só fará sentido se for uma rede ampla com o maior número possível de usuários.

Rede Buscar ajudou a encontrar diversos objetos perdidos ou roubados.Rede Buscar ajudou a encontrar diversos objetos perdidos ou roubados.Fonte:  Apple/Divulgação 

Como funciona a rede Buscar?

A rede Buscar da Apple é uma plataforma colaborativa que conecta milhares de dispositivos da marca que usam a tecnologia bluetooth. Em destaque, a comunicação entre os aparelhos ocorre de maneira anônima com criptografia de ponta a ponta.

O sistema tem o objetivo de ajudar o usuário a encontrar a localização aproximada de um objeto. Em diversos casos, ela se mostrou útil para rastrear aparelhos ou outros gadgets que estavam perdidos ou foram roubados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.