Software

WhatsApp beta revela novos detalhes da criptografia para backups

Os arquivos armazenados no Google Drive e no iCloud serão protegidos por uma chave hexadecimal, fornecida apenas para o usuário

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

09/06/2021, às 10:30

WhatsApp beta revela novos detalhes da criptografia para backups

Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

Imagem de WhatsApp beta revela novos detalhes da criptografia para backups no tecmundo

O WhatsApp está trabalhando para levar a criptografia de ponta a ponta para os backups na nuvem há algum tempo. A versão beta mais recente do mensageiro para Android traz novas informações sobre como funcionará o mecanismo, ainda sem data de lançamento, conforme mostrou o WABetaInfo nessa terça-feira (8).

Segundo a publicação, o app de mensagens dará ao usuário a chance de visualizar a chave hexadecimal de criptografia utilizada para proteger seus arquivos de backup, permitindo anotá-la. Com o recurso, que já protege as mensagens, tornando-as visíveis apenas para os envolvidos na conversa, o risco de acessos indevidos às informações e mídias diminui.

Como mostra a captura de tela obtida pelo site especializado (veja abaixo), a chave que protegerá o backup dos acessos de terceiros terá uma grande quantidade de caracteres. O código de acesso será composto por dígitos numéricos e letras minúsculas entre "a" e "f", de acordo com o lembrete exibido pelo próprio WhatsApp.

A chave hexadecimal ajudará a manter os backups protegidos dos acessos de terceiros.A chave hexadecimal ajudará a manter os backups protegidos dos acessos de terceiros.

A mensagem também serve para indicar ao usuário que ele deve evitar digitar a letra "O" no lugar do dígito "0", uma confusão bastante comum, na hora de fornecer o código para acesso aos arquivos. A novidade apareceu na versão 2.21.11.5 do WhatsApp beta para Android, que é a mais recente lançada.

Melhorando a segurança dos dados

Com a futura chegada da criptografia de ponta a ponta para os backups do WhatsApp, os arquivos armazenados no Google Drive e no iCloud terão uma camada extra de proteção, graças à chave hexadecimal. A senha será visualizada exclusivamente pelo usuário, não sendo compartilhada com o mensageiro nem com o Facebook, a Google ou a Apple.

Ainda não há data definida sobre quando a novidade será lançada na versão estável do aplicativo. Lembrando que além do sistema operacional do Google, ela também deverá estar disponível no app do mensageiro para o iOS.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.