CRV Digital: como cadastrar e baixar o Registro de Veículo

3 min de leitura
Imagem de: CRV Digital: como cadastrar e baixar o Registro de Veículo
Imagem: Serpro/Reprodução

O Certificado de Registro de Veículo (CRV), que reúne todas as informações do veículo, bem como dados do proprietário, sofreu importantes mudanças no final de 2020. A partir da Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 24 de dezembro de 2020, a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) passou a ser digital.

Com a mudança, o documento agora contém o CRV (popularmente conhecido como DUT) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA). Embora o acesso tenha ficado aparentemente menos burocrático e simples, uma vez que pode ser feito pela internet, muitas pessoas podem ter dúvidas durante o cadastro e a emissão. Pensando nisso, elaboramos um guia de como obter o CRV Digital.

CRV: mudanças e informações

a (Fonte: Pexels/Reprodução)

Antes de conhecer o processo, é preciso que você entenda os termos. O CRV e o CRLV costumam gerar algumas confusões, justamente por terem siglas tão semelhantes. No entanto, cada certificado diz respeito a uma situação específica. O CRV significa Certificado de Registro de Veículo e é onde estão reunidas todas as informações do automóvel, bem como alguns dados do proprietário.

Até o final de 2020, esse documento agregava o DUT (Documento Único de Transferência), utilizado para a transferência de propriedade do carro para terceiros e, justamente por isso, grande parte da população chamava ambos os documentos de “DUT”. Aliás, com a versão eletrônica, o DUT sofreu algumas mudanças e, entre elas, na sua nomenclatura que passou a ser Autorização para Transferência de Proprietário do Veículo (APTV-e).

a (Fonte: Pexels/Reprodução)

O CRLV, por sua vez, é aquele documento que todo motorista deve portar enquanto usa o veículo, uma vez que informa, através do licenciamento anual, se um veículo está ou não apto a transitar pela cidade. Com essas medidas, o governo pretende tornar esses documentos primariamente digitais.

"A partir de 04/01/2021 o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e) continuará sendo e emitido em meio digital (CDT, Portal de Serviços do Denatran e Site do Detran) com a possibilidade de impressão, mas passará a valer como Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Certificado de Licenciamento Anual (CLA)", conforme o Portal de Serviços do Denatran. Em outras palavras, o CRLV e o CRV foram unificados em um único documento.

Como obter o CRLV-e?

A Resolução n° 809 do Conatran gerou uma série de mudanças, inclusive no processo de "cadastro" do CRLV que, desde 04 de janeiro de 2021, é feito de forma automática pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Portanto, já que você não precisará preocupar-se com o registro propriamente dito, como acessar o documento?

Primeiramente, é preciso ter uma conta no site do governo. Caso ainda não tenha, basta acessar a página e, na tela inicial, clicar no botão "Crie sua conta". Com as credenciais do seu perfil em mãos, acompanhe as etapas abaixo:

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 1: Acesse a Play Store ou App Store e, no campo de busca, pesquise pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito e faça o download. Finalizada a instalação, abra o programa e toque em "Entrar com gov.br". Acesse a sua conta, informando CPF e senha, e toque em "Avançar".

Passo 2: O programa solicitará a sua permissão para acessar os dados da conta no site do governo. Confirme a ação em "Autorizar".

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Passo 3: Feito isso, o app abrirá a tela inicial. Entre as opções disponíveis, toque na aba “Veículos” e, em seguida, no botão “Toque aqui para adicionar um CRLV”.

Passo 4: Informe, então, o número do RENAVAM e, em seguida, o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), que fica localizado no canto superior direito do documento.

E, pronto! Feito isso, você poderá deixar o documento impresso em casa e, quando precisar dele, basta acessar o aplicativo pelo celular.

Como baixar e imprimir o CRLV-e?

a (Fonte: Kris Gaiato/Reprodução)

Através do próprio aplicativo, é possível baixar o documento em PDF e/ou imprimi-lo. Com o programa aberto, acesse o CRLV-e e toque nas três bolinhas do canto inferior direito. Selecione a opção "Exportar" e compartilhe o arquivo em aplicativo, como WhatsApp, ou envie por e-mail para imprimi-lo depois.

Página inicial do Portal de Serviços do Denatran.Página inicial do Portal de Serviços do Denatran.Fonte:  Kris Gaiato/Reprodução 

Também é possível realizar o processo pelo site do Denatran, basta acessá-lo e clicar na aba "Veículos". Em seguida, você deverá informar as credenciais da sua conta gov.br. Na página seguinte, localize o botão "Baixar CRLV" na coluna de opções à esquerda. Preencha os dados solicitados e clique em "Prosseguir".

Cabe destacar que você pode solicitar a impressão do documento quantas vezes for preciso. No entanto, segundo o Serpro, para emitir o CRLV Digital é preciso estar em dia com as obrigações e débitos do veículo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.