WhatsApp beta lança busca melhorada por figurinhas no Android

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp beta lança busca melhorada por figurinhas no Android
Imagem: Jenny Ueberberg via Unsplash/Reprodução
Avatar do autor

O WhatsApp liberou um novo recurso com o objetivo de facilitar a escolha de figurinhas durante conversas, auxiliando os usuários com as sugestões mais adequadas. A novidade foi divulgada na terça-feira (1°) pelo WABetaInfo, que deu mais detalhes sobre seu funcionamento.

Segundo a fonte, o recurso foi identificado em uma nova atualização registrada no Google Play Beta Program com o nome "Search for stickers shortcut" — que, em tradução livre, seria algo como "Atalho para stickers".

Para receber o recurso assim que ele for liberado para as versões oficiais, mantenha seu aplicativo atualizado.Para receber o recurso assim que ele for liberado para as versões oficiais, mantenha seu aplicativo atualizado.Fonte:  Pexels/Reprodução 

Embora ainda não esteja disponível para toda a gama de usuários do WhatsApp, esse novo detalhe deve ser rapidamente aceito. Afinal, os stickers (bem como os emojis) já estão incorporados à nossa comunicação e, com a extensa variedade oferecida pelo mensageiro, o processo de escolha pode ser um tanto quanto demorado.

Àqueles que já estão ansiosos para testar o atalho, paciência. Conforme identificado pelo WABetaInfo, a novidade foi liberada para um seleto grupo de usuários. Atualmente, somente é possível acessá-la com o WhatsApp beta para Android (2.21.12.1).

Como funciona o recurso?

Imagens de como o atalho funciona.Imagens de como o atalho funciona.Fonte:  WABetaInfo/Reprodução 

O atalho foi construído no WhatsApp de forma bem intuitiva. Para ativá-lo, basta escrever uma palavra no campo de texto e o botão de emoji mudará sua cor para verde, indicando que o app encontrou um adesivo relevante. Isso vale, inclusive, para as carinhas amarelas: a função também encontra stickers relacionados aos emojis. Nesse caso, em vez de uma palavra, o usuário deve inserir um emoji e esperar a "mágica" acontecer.

Ainda não há informações que indiquem uma possível compatibilidade da ferramenta com os tão populares adesivos personalizados. No entanto, caso isso seja confirmado, a precisão pode ser menor do que em relação aos "stickers oficiais".

WhatsApp beta lança busca melhorada por figurinhas no Android