Firefox 89 é lançado com novo visual e melhorias de privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Firefox 89 é lançado com novo visual e melhorias de privacidade
Imagem: Mozilla/Divulgação

Mozilla lançou nesta terça-feira (1º) a aguardada nova versão do Firefox, que chega com uma grande renovação visual, menus simplificados e privacidade aprimorada, entre outras melhorias. As mudanças resultaram em um navegador capaz de oferecer uma "experiência online segura, calma e útil", de acordo com a organização por trás do software.

Disponível para desktop e mobile, as alterações implantadas no Firefox 89 são baseadas no projeto Proton, que vinha sendo testado desde o início do ano. A nova barra de ferramentas, focada nos itens usados com maior frequência, é um dos destaques, assim como a paleta de cores renovada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novo visual do Firefox.Novo visual do Firefox.Fonte:  Mozilla/Divulgação 

O browser também ganhou guias flutuantes com indicadores de áudio e vídeo em reprodução no momento, além de aparência arredondada para melhor visualização e organização. Já as janelas de notificações passam a ter botões menores e interface simplificada para evitar distrações, segundo a Mozilla.

Nova janela de notificações.Nova janela de notificações.Fonte:  Mozilla/Divulgação 

Menus simplificados e "sem confusão" são outra novidade interessante, priorizando as funções mais populares entre os usuários do programa. Os rótulos ficaram menos enigmáticos para facilitar o entendimento, porém alguns ícones foram removidos, o que pode não agradar a quem estava acostumado com as versões anteriores.

Mais novidades

A privacidade foi outro ponto que ganhou atenção especial na versão mais recente do Firefox. De acordo com a Mozilla, o recurso Total Cookie Protection, que impede os cookies criados em um site de rastrear o usuário em outras páginas visitadas, foi adicionado ao modo de navegação privada, tornando o acesso mais seguro.

Firefox para iOS.Firefox para iOS.Fonte:  Mozilla/Divulgação 

O navegador também apresenta melhorias nas versões para os dispositivos da Apple. No macOS, o suporte ao zoom inteligente é um dos destaques, enquanto no iOS há uma interface otimizada para realizar pesquisas rápidas e novos estilos de guias, facilitando a sincronização em qualquer dispositivo.

A versão 89 do Firefox pode ser baixada no site da Mozilla.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.