Novo Firefox: 'Projeto Proton' vai repaginar visual do browser

1 min de leitura
Imagem de: Novo Firefox: 'Projeto Proton' vai repaginar visual do browser
Imagem: Firefox Proton

A Mozilla anunciou uma atualização completa do seu browser, chamada de projeto Proton, que promete recuperar o tempo (e as oportunidades) perdidas do Firefox em relação aos concorrentes, trazendo não só mudanças radicais no design, como um pacote de melhorias na interface com o usuário.

Parece que os designers do Firefox perceberam que o navegador caminhava rapidamente na contramão do Chrome, e também na de outros navegadores baseados no código-fonte Chromium, como o Edge e o Opera. Enquanto o Google passou a funcionar em um design minimalista, “escondendo” os recursos avançados, o Firefox oferece mais opções iniciais, porém um tanto "opressoras" para o usuário iniciante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A aparência do novo Firefox Proton

Fonte: Firefox Proton/DivulgaçãoFonte: Firefox Proton/DivulgaçãoFonte:  Firefox Proton 

O Proton está chegando como uma tentativa de limpar o visual pesado, conforme dados obtidos pelo site Techdows na segunda-feira (25). Segundo a publicação, o navegador aposta na experiência da Nova Aba e no revolucionário menu hambúrguer, ao mesmo tempo elogiado e criticado por muitos.

A proposta da Nova Aba é disponibilizar opções fáceis para personalizar e customizar novas guias com temas, imagens de fundo e conteúdos a serem exibidos em caixas de “discagem rápida” baseadas no plugin Speed Dial, que permite acessar sites mais visitados de um único lugar.

A experiência visual do novo Firefox também traz mais leveza para o usuário, não abrindo com aquele bando de opções que não são necessárias sempre. No entanto, ao contrário do Chrome, a interface idealizada pela Mozilla será do tipo expansível em vez de simplesmente jogar os usuários para sinalizadores e páginas de configuração ocultos.

Tudo isso deve resultar em um navegador mais leve e suave, com cantos arredondados e cores agradáveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.