Android 12 facilitará atualização de apps fora da Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 facilitará atualização de apps fora da Play Store

Após empresas como Epic Games reclamarem da abordagem da Google com a instalação de apps fora da Play Store, a companhia anunciou que fará mudanças no Android 12. Segundo a gigante da web, a nova versão do sistema será mais amigável com lojas de aplicativo de terceiros e facilitará a atualização de aplicativos externos.

A novidade foi revelada no post oficial de apresentação do Android 12 e detalhada no site de desenvolvimento do sistema. De acordo com a Google, a prática de usar lojas além da Play Store já é comum e os usuários do SO tendem a ter pelo menos dois locais para baixar apps no celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Google pretende facilitar a instalação de apps como a Epic Games Store.A Google pretende facilitar a instalação de apps como a Epic Games Store.Fonte:  XDA Developers 

Segundo a companhia, os desenvolvedores ouviram as reclamações de usuários e o Android 12 trará alterações que facilitarão a instalação de apps dentro de lojas de terceiros, como a Epic Games Store. A companhia disse que vai compartilhar mais detalhes sobre o assunto futuramente, mas algumas informações já revelaram como devem ficar as atualizações de aplicativos externos na nova edição do sistema operacional.

Atualizações automáticas

A documentação de desenvolvimento do Android 12 conta com detalhes indicando que apps externos podem ganhar atualizações automáticas. O novo sistema trará uma alteração no gerenciador de instalação de updates, que atualmente exige interações do usuário que fazem o aplicativo parecer suspeito.

De acordo com a documentação, o Android 12 identificará quando um app é confiável e o usuário não precisará fornecer permissões especiais para realizar a  atualização da loja ou de aplicativos baixados pelo programa. Para ganhar a confiança do sistema, os desenvolvedores precisarão utilizar uma API da Google e atender outros parâmetros, listados no site oficial do SO.

A tendência é que mais aprimoramentos para facilitar a competição no Android sejam apresentados em breve. Atualmente, a Apple está enfrentando um processo da Epic games por manter o iOS fechado para outras empresas e a briga pode afetar a Google se mudanças não ocorrerem no sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.