Bug no Windows Defender enche o Windows 10 com arquivos inúteis

1 min de leitura
Imagem de: Bug no Windows Defender enche o Windows 10 com arquivos inúteis
Imagem: Bleeping Computer
Avatar do autor

Um novo bug está afetando a plataforma de segurança Windows Defender, que é o sistema de proteção padrão do Windows 10. Segundo o site Bleeping Computer, a falha foi identificada na versão 1.1.18100.5 e resulta na criação de inúmeros arquivos inúteis em uma pasta do sistema.

Os tais arquivos pesam entre 600 bytes e 2 KB e ficam localizados na pasta de armazenamento de histórico do Windows Defender. Em uma primeira análise, a página acredita que se tratam de hashes de criptografia do algoritmo MD5 — ou seja, documentos que seriam comuns se gerados em pequena escala.

A pasta do Windows Defender cheia de novos arquivos.A pasta do Windows Defender cheia de novos arquivos.Fonte:  Bleeping Computer 

Só que o erro não é tão inofensivo quanto parece: segundo o relato de um usuário no fórum de suporte da Microsoft, o sistema pode gerar até 950 mil arquivos em um dia, ocupando até 30 GB de espaço em disco e gerando maior consumo de memória e processamento para a operação.

Tem conserto?

Felizmente, a Microsoft foi informada do problema e já corrigiu a falha com um novo patch de segurança. Para fazer o conserto, é necessário atualizar o Windows Defender para a versão 1.1.18100.6 nas configurações do próprio Windows 10.