Microsoft confirma que Windows 10X será descontinuado

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft confirma que Windows 10X será descontinuado
Imagem: Bleeping Computer

A Microsoft confirmou hoje (18) que o Windows 10 X será descontinuado. Apresentado como um sistema para computadores de duas telas, o SO não será lançado de maneira independente e se tornará parte da versão principal do Windows.

A informação foi revelada pela Microsoft em uma publicação no blog do Windows 10. A companhia anunciou a chegada da versão 21H1 do sistema operacional e aproveitou a ocasião para trazer uma atualização sobre a versão paralela do programa, após muitos rumores sobre o cancelamento do projeto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Surface Neo, um dos dispositivos feitos para usar o Windows 10X.Surface Neo, um dos dispositivos feitos para usar o Windows 10X.Fonte:  Microsoft 

Segundo a Microsoft, o time realizou discussões internas e decidiu desistir da ideia de lançar o Windows 10 X como um produto em 2021. A empresa disse que o objetivo agora é integrar as principais funcionalidades do sistema no Windows 10, processo que já começou a ser realizado.

Segundo a companhia, as versões prévias do Windows 10 já contam com algumas novidades que foram inspiradas na versão 10X, e que devem aparecer na atualização Sun Valley. As novidades que chegarão na edição principal do sistema futuramente incluem uma experiência melhorada de digitação por voz e um teclado touchscreen aprimorado, além de mudanças visuais.

"Estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração das tecnologias fundamentais do 10X em outras partes do Windows e produtos da empresa. Nossas equipes continuam investindo em áreas onde as tecnologias do 10X ajudarão a atender às necessidades de nossos clientes", explicou a Microsoft.

Sistema para duas telas

Revelado em 2019, o Windows 10X foi apresentado como uma nova versão do sistema da Microsoft para dispositivos de duas telas. A solução deveria ser lançada com o Surface Neo e outros dispositivos baseados em display duplo.

No meio do caminho, a Microsoft alterou os planos para a plataforma e transformou o sistema em uma solução para competir com o Chromebook. Um vídeo mostrando a build do Widows 10X para PCs até vazou no começo do ano, dando uma ideia de como seria a experiência de uso.

Além de servir de inspiração para a própria Microsoft, o design do Windows 10X também influenciou o sistema Linux Zorin, que receberá uma nova interface similar ao SO da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.