Bug de software deixa carro elétrico da Ford 'congelado'

1 min de leitura
Imagem de: Bug de software deixa carro elétrico da Ford 'congelado'
Imagem: Ford/Divulgação

Alguns proprietários do Ford Mustang Mach-E nos Estados Unidos não estão conseguindo ligar o SUV elétrico mesmo com a bateria principal completamente carregada, conforme relatos publicados pelo The Verge nessa quinta-feira (8).

O problema tem relação com uma falha de software envolvendo uma das baterias do Mustang elétrico, de acordo com os donos dos carros. O componente em questão, de chumbo-ácido e 12 V, é responsável por alimentar vários sistemas do veículo ao inicializá-lo.

Ela é carregada ao se conectar à bateria principal do utilitário esportivo da Ford, de íon lítio, maior capacidade e alta tensão. Porém, a conexão entre as duas não está ocorrendo normalmente, devido ao bug, fazendo com que o carro elétrico entre em modo de hibernação, situação informada por meio do app FordPass, e deixe de funcionar.

Com a falha, a versão SUV do Mustang não sai do lugar.Com a falha, a versão SUV do Mustang não sai do lugar.Fonte:  Ford/Divulgação 

Ainda segundo os proprietários, a falha no software da bateria acontece principalmente nas regiões onde o clima é mais frio. Nestas áreas, a montadora recomenda deixar o Mach-E conectado, para que ele se mantenha aquecido antes de iniciar uma viagem, utilizando a energia fornecida pela rede.

Ford reconhece o problema

Por meio de um boletim de serviço técnico enviado recentemente à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA, a Ford confirmou a falha no software do módulo de controle do trem de força do Mustang Mach-E e disse que está trabalhando na identificação da causa.

No comunicado, a montadora ressaltou que o bug afeta apenas uma pequena quantidade dos carros fabricados até o dia 3 de fevereiro deste ano. Por enquanto, a única forma de conserta-lo é levando o veículo à concessionária mais próxima — a fabricante disponibiliza o serviço de reboque gratuito, se necessário.

A Ford informou também que uma correção remota será lançada ainda este ano, ficando disponível via atualização de software da versão SUV do Mustang.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.