Bug de software deixa carro elétrico da Ford 'congelado'

1 min de leitura
Imagem de: Bug de software deixa carro elétrico da Ford 'congelado'
Imagem: Ford/Divulgação
Avatar do autor

Alguns proprietários do Ford Mustang Mach-E nos Estados Unidos não estão conseguindo ligar o SUV elétrico mesmo com a bateria principal completamente carregada, conforme relatos publicados pelo The Verge nessa quinta-feira (8).

O problema tem relação com uma falha de software envolvendo uma das baterias do Mustang elétrico, de acordo com os donos dos carros. O componente em questão, de chumbo-ácido e 12 V, é responsável por alimentar vários sistemas do veículo ao inicializá-lo.

Ela é carregada ao se conectar à bateria principal do utilitário esportivo da Ford, de íon lítio, maior capacidade e alta tensão. Porém, a conexão entre as duas não está ocorrendo normalmente, devido ao bug, fazendo com que o carro elétrico entre em modo de hibernação, situação informada por meio do app FordPass, e deixe de funcionar.

Com a falha, a versão SUV do Mustang não sai do lugar.Com a falha, a versão SUV do Mustang não sai do lugar.Fonte:  Ford/Divulgação 

Ainda segundo os proprietários, a falha no software da bateria acontece principalmente nas regiões onde o clima é mais frio. Nestas áreas, a montadora recomenda deixar o Mach-E conectado, para que ele se mantenha aquecido antes de iniciar uma viagem, utilizando a energia fornecida pela rede.

Ford reconhece o problema

Por meio de um boletim de serviço técnico enviado recentemente à Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA, a Ford confirmou a falha no software do módulo de controle do trem de força do Mustang Mach-E e disse que está trabalhando na identificação da causa.

No comunicado, a montadora ressaltou que o bug afeta apenas uma pequena quantidade dos carros fabricados até o dia 3 de fevereiro deste ano. Por enquanto, a única forma de conserta-lo é levando o veículo à concessionária mais próxima — a fabricante disponibiliza o serviço de reboque gratuito, se necessário.

A Ford informou também que uma correção remota será lançada ainda este ano, ficando disponível via atualização de software da versão SUV do Mustang.

Bug de software deixa carro elétrico da Ford 'congelado'